A PlayStation 4 chegou a Portugal no dia 29 de novembro de 2013. E desde então já foram comercializadas 100 mil unidades da consola no mercado português, como adianta a empresa em comunicado. E para o diretor-geral da PlayStation para a Península Ibérica, James Armstrong, o número é motivo de orgulho e traz confiança para o futuro da marca em Portugal.

Além da grande popularidade que a PlayStation tem em Portugal, fruto do sucesso das anteriores gerações da consola, a PS4 gozou de um lançamento internacional "morno" da Nintendo Wii U e de um avanço de quase um ano para a concorrente mais direta, a Xbox One.

Estima-se que a nível internacional a PlayStation 4 já tenha sido comercializada mais de 20 milhões de vezes, um valor de destaque sabendo que ainda não está sequer cumprido o segundo ano desde que a consola chegou ao mercado. Grande parte das finanças da Sony vem inclusive dos bons resultados do sistema de jogo.

O sucesso da PlayStation 4 em Portugal é também reflexo de uma maior aposta de localização dos conteúdos, sendo que muitos jogos chegam aos utilizadores com dobragens em português. A PlayStation Portugal lançou recentemente uma outra iniciativa focada nos jogadores portugueses e nos desportos eletrónicos.

A Microsoft Portugal também já prometeu a localização de conteúdos, mas apenas quando a empresa conseguir atingir o seu primeiro grande objetivo para o mercado português que são os 15% de quota de mercado - algo que de acordo com as expectativas da empresa deverá ser conseguido ainda em 2015.

Apesar da popularidade da consola da Sony no mercado português, a empresa não se livra de algumas críticas: como a alegada baixa qualidade de algumas dobragens, assim como o facto de continuar sem disponibilizar os serviços de distribuição de conteúdos. Por exemplo, a série Powers, distribuída através da PS4, não está acessível aos gamers em Portugal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.