Depois de um lançamento em março em versão de beta fechada, disponível para um grupo limitado de jogadores, a Valve lançou oficialmente a versão final, que pode fazer o download gratuito. Também pode optar pela versão paga Prime, por 14,29 euros, com um sistema de emparelhamento exclusivo entre jogadores que optam por adquirir esta versão. Esta atualização afeta também o primeiro, que mantém todos os itens que colecionou na conta e histórico das partidas.

A nova versão introduz o Rating CS, uma nota visível no desempenho dos jogadores no Counter-Strike, determinando a posição nos rankings globais e regionais. Para obter essa pontuação será necessário jogar no modo Premier, o sistema de partidas competitivas respeitando a rotação dos mapas escolhidos e banidos do serviço ativo. E pode entrar a solo ou em equipa com amigos.

Veja na galeria imagens de Counter-Strike 2

A Valve não arriscou e mantém muitos dos alicerces do jogo anterior que foram aprimorados ao longo dos vários anos. O objetivo é não causar um choque na comunidade de jogadores profissionais, mas introduzindo melhorias efetivas que podem alterar as estratégias.

As granadas de fumo, elemento essencial na camuflagem dos jogadores, são agora objetos volumétricos dinâmicos que interagem com o ambiente e reagem à iluminação, disparos e explosões, criando novas oportunidades. Isso significa também que o fumo pode escapar por portas abertas ou janelas partidas, subir e descer as escadas, expandir-se em corredores longos e ainda combinar-se com outras nuvens de fumo.

Outra correção feita para este novo título é o chamado tickrate, permitindo que tudo o que o jogador vê realmente acontece durante a partida. “O tickrate não afeta como os jogadores andam, disparam ou lançam granadas”, ou seja, anteriormente o servidor só avaliava o estado da partida em intervalos de tempo (chamados ticks). O Counter‑Strike 2 utiliza atualizações entre ticks (sub‑ticks). Graças à arquitetura de atualização sub‑tick do Counter‑Strike 2, os servidores sabem o momento exato em que um movimento é iniciado, uma bala é disparada ou uma granada é lançada.

Veja o vídeo 

Obviamente que os mapas foram melhorados e remodelados, com melhor iluminação, texturas e elementos nos cenários, utilizando o motor Source 2. Mas a arquitetura geral não foi mexida e por isso, um jogador que conheça todos os recantos do mapa do jogo anterior não vai sentir diferenças na mudança. Espera-se um maior realismo dos cenários, sobretudo a nível de reflexos, luzes e física dos materiais. Mesmo a nível de áudio, a nova versão pretende igualmente oferecer mais realismo e detalhe.