A empresa francesa MandrakeSoft lançou recentemente o Mandrake Linux 9.0, a nova versão da sua distribuição do sistema operativo Linux destinada a servidores e a estações de trabalho desktop. Ainda em sistema de pré-encomenda, os primeiros pacotes começam a ser entregues na primeira semana de Outubro.



Entre as novas funcionalidades, contam-se um ambiente de trabalho ou desktop com um aspecto mais profissional, um maior suporte de hardware plug-and-play e uma maior segurança. Tal como todas as distribuições da MandrakeSoft, pode-se efectuar um download gratuito do software - divido em três grandes ficheiros com um tamanho total de 1,8 GB - através de vários mirrors na Internet espalhados pelo mundo.



Em alternativa, pode-se adquirir o software na loja online da companhia por 30 dólares (30,6 euros) uma edição básica ou 69 dólares (70 euros) pela edição PowerPack. Uma edição ProSuite custa 199 dólares (203,5 euros).



As edições ProSuite e básica do Mandrake Linux 9.0 foram recentemente certificadas como cumprindo o Linux Standard Base 1.2, um conjunto de princípios estabelecido pelo Free Standards Group para assegurar que diferentes versões do Linux sejam compatíveis entre si.



Os pacotes incluem cerca de duas mil peças separadas de software, incluindo releases estáveis do Linux Kernel 2.4.19, os gestores de ambientes de trabalho KDE 3.0.3 e Gnome 2.0, o conjunto de ferramentas de produtividade OpenOffice 1.0.1, o browser Mozilla 1.1, o compilador GCC 3.2 e o servidor de impressão CUPS 1.1.



De acordo com a Mandrakesoft, esta nova versão integra um ambiente de trabalho com um aspecto mais profissional que se auto-actualiza quando são acrescentados novos componentes ou hardware. Para além disso, a companhia tentou incorporar o suporte para o máximo número possível de novos produtos e padrões - como o USB 2.0.



Outra funcionalidade única no Mandrake Linux 9.0 é a supermount, que permite que os utilizadores acedam de uma forma imediata e transparente a dispositivos removíveis sem necessitarem de utilizar os tradicionais comandos de mount/unmount. Esta nova versão da distribuição oferece uma segurança melhorada, através da integração de ferramentas profissionais de detecção de intrusões, suporte de comunicação encriptada, sistemas de ficheiros encriptados, autenticação segura e outro software.


Notícias Relacionadas:

2002-05-31 - Quatro grandes de Linux unem-se para desenvolver distribuição empresarial

2001-11-04 - Caixa Mágica pretende trazer Linux para os PCs portugueses

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.