As principais competições de Counter-Strike 2 começam a mexer já no início de 2024, com a realização da IEM Katowice 2024. E já são conhecidas as 24 equipas que foram convidadas diretamente para os play-offs ou ainda vão disputar a fase de Play-In para participar no evento de eSports.

O evento está marcado para o dia 31 de janeiro a 11 de fevereiro, na cidade polaca que dá nome à competição. E oito equipas já estão apuradas diretamente para o evento de Counter-Strike 2, sendo convidadas pela sua prestação anterior. A G2 Sports venceu a IEM Colónia 2023, a Mouz a ESL Pro League 18 e a Faze Clan a IEM Sidney 2023. As restantes cinco equipas foram também convidadas diretamente devido ao seu ranking mundial da ESL: Team Vitality, Complexity, NaVi, Monte e Team Falcons.

Restam às outras 16 equipas competirem na fase Play-In para conseguirem as últimas vagas para a grande competição. Na lista constam a Team Spirit, M80, Cloud9, Furia, BIG e Astralis, para mencionar algumas, igualmente baseadas no ranking da ESL nos diferentes territórios.

O IEM Katowice 2024 começa com a fase de Play-In, com um sistema de eliminação dupla em melhor de três (BO3), sendo o formato repetido na fase de grupos. As equipas que ficarem entre o Top 6 ficam apurados para os playoffs.

As finais do grande evento vão ser realizadas na Spodek Arena e tem 1 milhão de dólares de prize pool para distribuir entre os participantes finalistas. A grande vencedora vai carimbar o passaporte para a IEM Colónia 2024 e a BLAST Premier World Final.