A Microsoft está a apostar todas as suas fichas na criação de um ecossistema de jogo que além de ser abrangente - consolas e computadores -, quer ser também transversal. Para isso vai disponibilizar alguns serviços da Xbox nos PCs e vai fazer com que alguns jogos da consola sejam compatíveis com os Microsoft HoloLens.

Sobre este último tópico apenas foi confirmada esta possibilidade e o facto de o pacote de desenvolvimento ficar disponível já em abril, quando a empresa de Redmond tiver a sua conferência mundial de programadores.

Por agora são os próprios estúdios da Microsoft quem está a trabalhar em videojogos para o dispositivo holográfico.

Mas as novidades da empresa responsável pelo Windows foram mais longe e Phil Spencer, o homem que lidera a divisão de jogos da companhia, revelou também que o Xbox Live e o programa ID@Xbox vão chegar ao Windows 10.

Desta forma a Microsoft fortalece o ecossistema que está a criar entre consola doméstica e computadores, depois de já ter anunciado um conjunto de novidades sobre este tópico - será possível, por exemplo, jogar títulos da Xbox One em computadores e tablets com Windows 10.

A chegada do programa de apoio a programadores independentes ao Windows é igualmente importante visto que abre a oportunidade de exploração de um mercado maior.

Atualmente existem três estúdios portugueses que já receberam luz verde da Microsoft para participarem no ID@Xbox: Upfall Studios com o jogo Quest of Dungeons, Biodroid com o título Project Surf e Game Studio 78 com a aventura sombria Hush.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico