Depois de vencer o Concurso Nacional Robô Bombeiro de 2008, realizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, nas modalidades de robôs com pernas e standard, a equipa da Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas da Guarda (APCS) saiu vitoriosa da 16ª edição do Fire-Fighting Home Robot Contest, em Hartford, um concurso que tem como meta testar robôs autónomos e móveis capazes de extinguir pequenos incêndios.

A equipa portuguesa, composta por cinco elementos, levou até aos EUA o seu robot bombeiro e ganhou a modalidade walking kit division.

Nabais Caldeira, presidente da APCS, explicou à Lusa que a equipa da Guarda foi a única que se destacou com o seu robot a conseguir apagar o incêndio, que no concurso era representado por uma vela, "duas vezes, em três tentativas".

O responsável refere ainda que "os cinco jovens que integraram a equipa estavam satisfeitíssimos, esquecendo o grande cansaço de uma longa viagem e o empenho a que se devotaram durante os últimos três meses".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.