Depois de vencer o Concurso Nacional Robô Bombeiro de 2008, realizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, nas modalidades de robôs com pernas e standard, a equipa da Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas da Guarda (APCS) saiu vitoriosa da 16ª edição do Fire-Fighting Home Robot Contest, em Hartford, um concurso que tem como meta testar robôs autónomos e móveis capazes de extinguir pequenos incêndios.

A equipa portuguesa, composta por cinco elementos, levou até aos EUA o seu robot bombeiro e ganhou a modalidade walking kit division.

Nabais Caldeira, presidente da APCS, explicou à Lusa que a equipa da Guarda foi a única que se destacou com o seu robot a conseguir apagar o incêndio, que no concurso era representado por uma vela, "duas vezes, em três tentativas".

O responsável refere ainda que "os cinco jovens que integraram a equipa estavam satisfeitíssimos, esquecendo o grande cansaço de uma longa viagem e o empenho a que se devotaram durante os últimos três meses".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.