
Depois de vencer o Concurso Nacional Robô Bombeiro de 2008, realizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, nas modalidades de robôs com pernas e standard, a equipa da Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas da Guarda (APCS) saiu vitoriosa da 16ª edição do Fire-Fighting Home Robot Contest, em Hartford, um concurso que tem como meta testar robôs autónomos e móveis capazes de extinguir pequenos incêndios.
A equipa portuguesa, composta por cinco elementos, levou até aos EUA o seu robot bombeiro e ganhou a modalidade walking kit division.
Nabais Caldeira, presidente da APCS, explicou à Lusa que a equipa da Guarda foi a única que se destacou com o seu robot a conseguir apagar o incêndio, que no concurso era representado por uma vela, "duas vezes, em três tentativas".
O responsável refere ainda que "os cinco jovens que integraram a equipa estavam satisfeitíssimos, esquecendo o grande cansaço de uma longa viagem e o empenho a que se devotaram durante os últimos três meses".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários