A Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (FEUCP) recebe no próximo dia 23 de junho o torneio nacional da First Lego League, uma competição científica direcionada a jovens.



A edição nacional tem este ano como tema a segurança alimentar. A proposta é examinar possíveis fontes de contaminação dos alimentos, que podem ser biológicas (roedores, insetos, microrganismos, ou outros), mas também químicas, físicas ou associadas ao processamento, transporte ou armazenamento. O objetivo é encontrar formas de as prevenir ou eliminar, através de soluções inovadoras.



Os materiais Lego Mindstorms entram no desafio para ajudar os jovens a projetar, construir e programar robôs para responder a este desafio Food Factor 2012 lançado pela First Lego League.



O First Lego League é um programa mundial dirigido a jovens com idades entre os 9 e os 16 anos, que são incentivados a desenvolver soluções robóticas inovadoras, capazes de produzir um impacto positivo na qualidade de vida da população.



Criado em 1998, o desafio estimula os participantes a responderem a desafios - problemas científicos da vida real - que lhes são colocados pela organização e que vão mudando de ano para ano. A nível mundial participam na iniciativa 170 mil crianças de 59 países.



Na edição 2011, Portugal conquistou vários prémios na competição: Melhor Desempenho Robótico; Troféu Espírito de Equipa e Valores da FLL; Engenharia Robótica e Melhor Projeto Científico.



Nota de redação: Corrigida uma gralha. Onde se lia "lhe são colocadas", deve ler-se "lhes são colocadas".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira