Quatro alunos do Instituto Superior Técnico foram os vencedores da edição deste ano da competição europeia organizada pelo Board of European Students of Technology (BEST), distinguindo-se entre os 104 finalistas que disputaram a final da prova na Roménia.



Xavier Azcue, Ricardo Caetano, Gonçalo Mendes e Diogo Rodrigues, os três primeiros alunos de engenharia e gestão industrial e o quarto estudante de engenharia electrónica - todos no IST do Taguspark - conseguiram os melhores resultados da competição, em quatro dos seis problemas propostos.



Antes de chegar à fase final, os estudantes portugueses atravessaram as diferentes fases eliminatórias da prova, que foram deixando pelo caminho a maioria dos 5.000 estudantes inscritos nesta edição 2010 da competição, oriundos de 29 países da região.



A primeira vitória foi conseguida a nível local, a que se seguiu uma fase eliminatória a nível nacional e só depois disso chegou a final europeia, que culminou numa vitória premiada com prémios tecnológicos de última geração, como descreve o IST em comunicado.



Na fase final da prova, os alunos foram chamados a resolver problemas teóricos em forma de casos de estudo propostos por empresas como a Procter & Gamble, Vestas e TAV Construction.



A European BEST Engeneering Competition divide-se numa componente prática e numa componente teórica. Na parte prática, os alunos tiveram que desenvolver um protótipo capaz de superar um determinado desafio, como exemplifica a organização, um avião, barco, grua, etc. Na componente teórica, os participantes têm de resolver problemas teóricos na forma de casos de estudo.



Nota de redacção: A notícia foi actualizada com mais informação sobre o concurso.