As equipas portuguesas JESS.isr.uc.pt e Rescue.deec.uc.pt acabam de se sagrar campeãs do mundo nas modalidades de "busca e salvamento" e "dança robótica", no RoboCup Júnior 2010, que decorre até amanhã, em Singapura.

Os grupos integram alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e de escolas secundárias da região.
Beatriz Gonçalves, João Seabra e João Pedro Silveira ficaram em primeiro lugar, ex aequo com uma equipa de HongKong, na prova de "Rescue B" - uma novidade no RoboCup Júnior, que pretende simular uma situação real de busca e salvamento e "consistiu na utilização de um robô para percorrer um labirinto e encontrar vitimas (através do calor)", explica a FCTUC em comunicado.

A prova de dança foi vencida pela equipa composta por Samuel Nunes, Joana Carneiro, Sara Moutinho e Adriana Martins, que arrecadam assim o título de Campeões Mundiais de Dança Robótica (dos 14 aos 19 anos).

Os participantes foram treinados pelo Clube de Robótica da FCTUC, que se dedica a divulgar a aprendizagem das diversas vertentes da Robótica, tanto na construção de plataformas, como na programação e controlo dos robôs. "Foi o culminar de um ano de trabalho intenso por parte dos alunos do Clube de Robótica, não só pelos que participaram no Campeonato do Mundo, mas também por todos aqueles que estão ligados ao projecto", afirma o coordenador das equipas, Tiago Caldeira.

A competição dedicada aos mais jovens, faz parte do campeonato mundial de robótica, o RoboCup, onde também existem várias equipas nacionais a concurso, que o TeK já teve oportunidade de apresentar anteriormente.

[caption]Equipas portuguesas[/caption]