A Kaspersky Lab vai abrir em junho de 2019 um novo Centro de Transparência em Madrid. O projeto faz parte de um conjunto de medidas que têm como objetivo responder aos pedidos, por parte de parceiros e de governos, para conhecer o funcionamento dos produtos e tecnologias da empresa de cibersegurança russa.

Para além de ser uma instalação onde será possível rever o código fonte standard, o Centro de Madrid vai servir também como ponto de informação, onde se poderão obter mais detalhes sobre as práticas de engenharia do processamento de dados da Kaspersky Lab.

Em comunicado enviado à imprensa, a empresa afirma que “a informação estará disponível de forma fácil e acessível” para os visitantes, “desde uma pequena descrição geral sobre as práticas de engenharia e dos standards de proteção dos dados da Kaspersky, até uma análise exaustiva de partes críticas do código fonte da empresa”.

No âmbito desta Iniciativa de Transparência Global já tinha sido inaugurado um outro centro em Zurique, em novembro de 2018. Estão ainda em curso planos para a abertura de novos Centros de Transparência em 2020, na Ásia e na América do Norte.