Está a decorrer o Microsoft Build 2018, que até ao dia 9 promove uma série de conferências para apresentar novos produtos e estratégias tecnológicas para os produtores. Foi com alguma surpresa que a Microsoft apresentou uma nova visão para o seu periférico Kinect, que muitos davam como “morto e enterrado”, pelo menos de uma forma ligada aos videojogos e à sua consola Xbox One.
Durante a conferência, foi referido que o periférico será integrado no sistema de cloud computing da Microsoft, através do Project Kinect for Azure. A câmara sempre foi considerada um periférico bastante avançado, que nunca conseguiu capitalizar as atenções no mundo do entretenimento, mas agora permitirá aos criadores aplicarem soluções de inteligência artificial no mundo real com um novo formato.
Satya Nadella, o diretor executivo da Microsoft, explicou que a tecnologia “depth sensor” do Kinect irá trabalhar com os serviços do Azure AI, para facilitar o reconhecimento de pessoas, locais e coisas em redor, com maior precisão e menos consumo de energia, resultando na capacidade de desenvolver soluções e algoritmos de IA com um menor custo.
A Microsoft destaca algumas características técnicas que tornam o sensor do Kinect o melhor entre os pares, e entre eles a sua resolução de 1024x1024 MP e um consumo geral de 225-950mw. A resolução permite um ganho de alcance dinâmico capaz de distinguir com clareza os objetos próximos e os mais afastados com definição. A tecnologia permite ainda melhores performances quando estão reunidas condições expostas à luz solar, entre outras variáveis.
Apesar do Kinect ter desaparecido da indústria dos jogos ao fim de duas gerações, a Microsoft continuou a explorar as suas capacidades na construção do HoloLens, um headset computorizado capaz de gerar imagens holográficas, que corresponde à terceira geração do Kinect. Também a Intel herdou a tecnologia, aproveitando-a para desenvolver a sua própria solução de depth-sense, o RealSense introduzido em diversas marcas de webcams, tais como a Razer Stargazer.
O Project Kinect for Azure corresponde à quarta geração da tecnologia Kinect, integrada na inteligência artificial da plataforma Azure. Esta irá permitir novas oportunidades para explorar o seu sistema de machine learning, serviços cognitivos, o IoT Edge e outros serviços ligados ao Azure AI.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários