Desde o início do ano passado terão desaparecido de um laboratório nuclear norte-americano 80 computadores. A informação consta de relatórios internos, agora denunciados por uma ONG (organização não governamental).

A Project On Government Oversight acompanha as actividades do Laboratório Nacional de Los Álamos -uma estrutura criada secretamente durante a segunda guerra mundial onde acabou por nascer o projecto que daria origem às primeiras bombas nucleares - como entidade independente de supervisão.

Foi através desta actividade que conseguiu informação relativamente aos roubos e desaparecimento de material informático, ainda não sabe com que objectivos nem existem investigações em curso que o procurem esclarecer.

Os relatórios indicam que desde o ano passado se perderam ou foram roubados 13 equipamentos e desapareceram outros 67. Segundo a ONG também se terá perdido um Blackberry do laboratório "num país estrangeiro sensível" mas essa informação nem sequer chegou aos relatórios a comunicar às entidades externas ao laboratório.

Os roubos/desaparecimento terão sido tratados ao nível da gestão, mas não encarados como um problema de segurança da informação ou uma ameaça ao trabalho desenvolvido pelos cientistas no laboratório situado no Novo México e que hoje em dia se ocupa de temas como o espaço, energia, medicina, nanotecnologia e informática.