O lançamento do Caixa Mágica Desktop 10 Pro será um dos pontos altos da terceira edição do Evento Linux - Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta, que decorrerá no próximo dia 14 de Abril. O evento realiza-se no Lispólis - Fórum Tecnológico de Lisboa, em Telheiras, sendo organizado pela Adetti, Caixa Mágica Software e Sybase.



Entre as novidades do novo Linux CM10 Desktop, a Caixa Mágica Software destaca a maior facilidade no processo de instalação, a substituição do LILO pelo GRUB, suporte para redes wireless e bluetooth, suporte para discos SATA, melhor suporte para hardware e possibilidade de actualização da versão 8.1. Este sistema operativo vem ainda equipado com uma série de aplicações como o OpenOffice 1.1.3, KDE 3.3.0, Xorg 6.8.1, Firefox 1.0 e Thunderbird 0.9, Amarok 1.0.2 e Kaffein 0.5 RC2.



Como alvo, o produto continua a ter "o mercado mainstream, entre outros, empresas, administração pública e particulares que utilizam estações de trabalho para Office, Internet, Software de Gestão", refere Paulo Trezentos, investigador da Adetti, parceira da Caixa Mágica Software, num comunicado enviado à imprensa. A nova versão foi desenvolvida em seis meses por uma equipa constituída por 10 engenheiros.



Além do lançamento do Caixa Mágica Desktop 10 Pro, a terceira edição do Evento Linux será também marcada pela apresentação de estudos de casos nacionais, pelo testemunho da Câmara Municipal de Barcelos, pelo lançamento de novos produtos open source e pela apresentação do projecto LiNEX da Estremadura Espanhola, uma das maiores implementações de software livre no mundo (ver Notícias Relacionadas).



A iniciativa, que no ano passado contou com a participação de cerca de três centenas de quadros de empresas e organismos da Função Pública, marca anualmente o tecido empresarial que utiliza o Linux "e continua a crescer e a reforçar-se como um pilar para a dinamização e difusão de tecnologia aberta", consideram os seus promotores.



Notícias Relacionadas:

2004-12-31 - Nova versão do Caixa Mágica Desktop em beta


2004-05-26 - Estremadura espanhola continua a investir na Rede Educativa baseada em Linux