A Mozilla voltou a adiar a data de lançamento das novas versões do Firefox, reportava ontem a imprensa internacional com base em informação fornecida pelos sites oficiais da organização.

A versão 3.6 do browser que tinha sido prometida para o final de Dezembro só deverá ficar disponível durante o "primeiro trimestre" de 2010.

O lançamento do Firefox 4.0, que estava primero previsto para meados do mesmo ano, já só deverá acontecer no final de 2010, na melhor das hipóteses, ou no início de 2011, com maior grau de probabilidade.

A versão beta do Firefox 3.6 tinha lançamento previsto para dia 18 deste mês. Uma maior aposta no HTML 5 e diversas melhorias ao nível da velocidade, personalização e segurança, são algumas das promessas da Mozilla para esta nova versão do browser que tem vindo a acumular popularidade.

A versão 4.0 do software de navegação promete porém maiores mudanças, devendo apresentar-se com um interface renovado, com a substituição da tradicional barra de menus por um sistema de menu em cascata. Actualmente está também a ser pensado um "Botão de Aplicação", semelhante ao que foi usado pela Microsoft nas aplicações nativas para Windows 7, avançou o designer da Mozilla, Stephen Horlander, num blog.

De acordo com a informação disponível, a empresa arrisca o adiamento na apresentação dos novos browsers para garantir um melhor desempenho. A oferta de programas para o efeito cresceu e o Firefox já não é o único concorrente "sério" ao Internet Explorer, salientam os especialistas.

Embora os últimos números do StatCounter mostrem que o Firefox 3.5 ultrapassou o Internet Explorer, a concorrência adensa-se. A Google lançou o Chrome para o Windows e, recentemente, as versões beta do browser para Mac e Linux, a Apple tem apostado fortemente na promoção do Safari, a Opera está a trabalhar para proporcionar um melhor desempenho ao nível do JavaScript e a Microsoft promete não baixar os braços.

Um dos analistas da Pund-IT, Charles King, citado pela NewsFactor, diz que o adiamento do lançamento pode beneficiar a empresa de Redmond, que está a ser bem sucedida nos upgrades para o IE 8, aproveitando a entrada no mercado do seu novo sistema operativo, o Windows 7.

"Com o adiamento da nova versão do Firefox, a Microsoft tem uma hipótese de reaver alguma quota de mercado", afirmou o analista da Pund-IT, acrescentando que tudo dependerá das melhorias percepcionadas (ou não) pelos utilizadores no IE 8, quando comparado com a sua versão anterior e com aquilo que o actual Firefox já oferece.