A taxa de vendas de dispositivos que suportam o formato HD-DVD superou três vezes o nível obtido pelo Blu-ray na maioria dos mercados europeus nos primeiros cinco meses deste ano. O European HD-DVD Promotional Group que indica que em países como a Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Suiça chegou a ser obtida uma quota de mercado de 74 por cento.




O grupo de defensores do formato criado pela Toshiba não avança com valores concretos quanto à quantidade de unidades distribuídas junto retalho europeu embora saliente que os valores apurados pela consultora excluam o número de consolas Xbox 360 e PlayStation 3 vendidas assim como os seus acessórios.




O representante da Warner Bros no HD-DVD Group, Steve Nickerson, citado pela Reuters, indica que inicialmente o ritmo de adesão aos formatos estava abaixo das expectativas muito por causa dos preços praticados no mercado. Esta teoria é apoiada por Olivier Van Viendal, representante da Toshiba, que salientou o facto de 70 por cento consumidores começarem apenas a aderir aos formatos quando os preços dos equipamentos baixarem para os 200 dólares.




Steve Nickerson recusou-se a estimar um prazo para a redução do custo dos leitores de HD-DVD limitando-se apenas a dizer que "não é possível prever se acontecerá dentro de um ano, mas acabará por acontecer. Demorou perto de quatro anos para que o formato DVD atingisse essa marca", pelo que "qualquer prazo dentro de três anos será positivo face ao DVD".



Notícias relacionadas

2007-03-16 - Indústria tecnológica e cinematográfica juntas na promoção do formato HD-DVD