A última análise do Yankee Group ao mercado de leitores de música digital norte americano aponta para que o número de equipamentos em circulação vá aumentando até 2010, mas sublinha que o número de novos adeptos deste tipo de equipamentos vai começar a abrandar já no próximo ano. Dois anos depois, em 2008, as vendas de leitores digitais a estreantes no uso da tecnologia estará já em regressão, com uma quebra de 5 por cento face ao ano anterior, diz a consultora.

Numa análise ao último ano, o Yankee Group conclui que o iPod da Apple garantiu três quartos de todas as vendas de leitores de música digitais em 2004, uma posição a manter graças à popularidade da loja de música virtual iTunes.

No mesmo período, as ligação à Internet em banda larga foram um motor para a adopção deste tipo de equipamentos. O 2004 IP Entertainment Survey identificou que 45 por cento dos internautas usava o computador para ouvir música e metade destes já tinha recorrido ao download de canções.

"Com o aumento dos acessos à Internet de alta velocidade e a disponibilidade dos serviços de música online, os leitores digitais têm todas as condições para se tornarem num produto de massas", observa o relatório.

No mês de Fevereiro, a Pew Internet anunciava que mais de 22 milhões americanos possuíam leitores MP3 ou iPods. A previsão do Yankee Group vem estimar que em 2010 existam no mercado 65,6 milhões de unidades.

Notícias Relacionadas:

2005-08-01 - HP põe fim à parceria com a Apple para a venda de iPods

2005-07-18 - Nova linha de leitores de música da Sony abala posição da Apple no Japão

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.