A Toshiba agenda para Novembro o lançamento europeu dos dois primeiros leitores de DVD de próxima geração. A fabricante já comercializa leitores HD DVD nos Estados Unidos, mas na Europa optou por distanciar o lançamento dos primeiros modelos da comercialização dos primeiros PC com a mesma tecnologia, o que aconteceu em Maio.




De acordo com a empresa, os primeiros modelos vão ter preços entre os 599 e 999 euros, mais que nos Estados Unidos, onde os primeiros modelos chegaram em Abril. A fabricante explicou que as diferenças de preços têm a ver com os modelos disponibilizados nos dois países e acrescenta que à Europa vão chegar leitores mais finos e com mais funcionalidades do que primeiros comercializados nos Estados Unidos.




A Toshiba lidera um dos dois consórcios responsáveis pelo desenvolvimento das novas normas de vídeo, que representam uma actualização significativa face à actual tecnologia, o DVD, em termos de qualidade e capacidade. No outro lado da disputa está a Sony que lidera o consórcio de desenvolvimento do Blu-ray.




A Samsung é uma das empresas que está ao lado da Sony nesta batalha e tinha já anunciado que será responsável pela comercialização do primeiro leitor de vídeo suportado na tecnologia em Outubro, com um preço a rondar os 1,400 euros. As diferenças de preços relacionam-se com a capacidade dos equipamentos, já que o Blu-ray dispõe de maior capacidade de armazenamento.




Masaki Kimura, vice presidente da Toshiba para a unidade europeia de DVDs, é citado pela imprensa internacional referindo que a empresa pretende primeiro colocar no mercado europeu cem mil leitores e posteriormente fazer evoluir o fornecimento na medida da procura.

Notícias Relacionadas:

2006-07-14 - Toshiba adia o lançamento do novo gravador HD-DVD

2006-06-30 - Toshiba inicia comercialização do primeiro portátil com HD DVD no mercado português