A Lenovo tem vindo a expandir a sua oferta de computadores de gaming da linha Legion, revelando novos modelos de portáteis da gama Slim. Mas estes são direcionados a jogadores experientes e com maiores necessidades de portabilidade. A fabricante criou uma nova submarca, com o objetivo de reunir portáteis mais acessíveis para os jogadores que começam a dar os primeiros passos no mundo do gaming. Chama-se LOQ (lê-se lock) e bebe das mesmas linhas estéticas do ADN da Legion, com ofertas tanto a nível de portáteis, como torres de computadores para secretária.

A família de portáteis é composta pelos modelos alimentados por processadores Intel (LOQ 16IRH8 e LOQ 15IRH8) de 16 e 15 polegadas, respetivamente, com os equivalentes baseados em AMD (LOQ 16APH8 e LOQ 15APH8), com os mesmos tamanhos de ecrã. Por fim, a torre Lenovo LOQ Tower 17IRB8. O objetivo dos LOQ é garantir uma oferta aos gamers iniciantes até que estes “subam de nível” e adotem um modelo Legion mais avançado. Os modelos são respetivamente alimentados por processadores Intel Core e AMD Ryzen 7000 de 13ª geração, assim como gráficas NVidia GeForce RTX 4060 Laptop.

Os GPUs NVidia dos portáteis LOQ têm um interruptor MUX que permite à placa integrada seja contornada através do sistema Advanced Optimus durante as partidas, permitindo utilizar a tecnologia DLSS para fazer interface direta com o ecrã, aumentando o framerate dos jogos e diminuindo a latência. Quando não está a jogar, o interruptor MUX faz a mudança entre o GPU dedicado para o integrado, otimizando a autonomia da bateria do portátil.

Veja na galeria imagens dos novos portáteis da linha Lenovo LOQ:

Os modelos de 16 polegadas oferecem 350 nits de brilho, num rácio de ecrã de 16:10 e 165 Hz de taxa de atualização. A única diferença para os ecrãs de 15 polegadas é o seu rácio de imagem a 16:9. E ambos suportam NVidia G-Sync, prometendo cores vibrantes, contrastes nítidos e taxas de refrescamento rápidas.

Os portáteis partilham o mesmo chip de IA na motherboard dos modelos Legion, permitindo afinar a potência, o desempenho térmico e otimizar os enquadramentos do jogo. O sistema de inteligência artificial também aprende com os hábitos de utilização do jogador, otimizando o seu desempenho nos jogos ao longo do tempo.

No interior, os portáteis com 16 GB de RAM DDR5 a 5600 MHz e 512 GB ou 1 TB de SSD PCIe de armazenamento interno. Os modelos têm ainda slots de RAM e SSD para que o utilizador possa expandir futuramente as memórias. O modelo de 16 polegadas tem uma bateria de 80 Whr, com uma autonomia de 7 horas e suportados pela versão Pro do sistema Super Rapid Charge. A versão de 15 polegadas tem uma bateria de 60 Whr, prometendo 6 horas de carga e carregamento com a versão standard do carregador rápido. No entanto, todos os modelos têm uma porta USB-C com suporte de carregamento de 140 W.

De notar que o teclado dos portáteis apresenta teclas côncavas de 1,5 mm, tecnologia 100% anti-ghosting e retroiluminação RGB opcional de 4 zonas. O chassis cinzeneto é feito em polímero azul, reforçado com a certificação MIL-STD 810H6 para maior resistência a choques.

A torre LOQ 17IRB8 mantém a mesma linha de design dos portáteis, prometendo possibilidades de expansão no futuro. O chassis de 17 litros apresenta tiras azuis em formas 2D e 3D e garante maior ventilação. Tem um processador Intel Core i7 de 13ª geração e placas gráficas NVidia de série 4000. Pode optar por memórias até 32 GB DDR4 a 3200 MHz e opções de armazenamento até 2 TB SATA HDD, um SSD de 1 TB PCIe NVMe. A torre suporta até 1 SSD e 2 HDD.

Os computadores portáteis chegam entre maio e junho, com preços a começar 1.099 euros, enquanto que a torre de gaming tem um preço base de 799 euros.

Novos Legion Slim para jogadores em movimento

Além da apresentação da nova linha LOQ, a Lenovo apresentou modelos da série Legion Slim de oitava geração. Os portáteis têm variações com processadores Intel e AMD de 13ª geração, nos modelos Slim 7, 7i e 5 e 5i, todos com 16 polegadas, marcando a estreia do Slim 5 com 14 polegadas. Os portáteis estreiam os chips de inteligência artificial da Lenovo, incluídos onboard, para alimentar o sistema Lenovo AI Engine+, que trabalha com o sistema de arrefecimento ColdFront 5.0 para manter o portátil fresco e mais silencioso.

Veja na galeria imagens dos portáteis Legion Slim:

O modelo Legion Slim 7i apresenta processadores até Intel Core i9 e o Slim 7 o processador de topo AMD Ryzen 9 7940HS. Os dois modelos contam com gráfica até NVidia RTX 4070, 32 GB de RAM DDR5 5600 MHz. Os ecrãs PureSight 16:10 de 16 polegadas têm 240 Hz e 500 nits de brilho ou para criadores de conteúdo, podem optar por um display de 3.2K a 430 nits, com um painel 100% DCI-P3.

Os portáteis contam ainda com uma bateria de 99,99 Whr, prometendo uma autonomia de 10 horas. Ambas as portas USB-C suportam carga a 150 W, mas o seu carregador rápido com adaptador Slim permite carregar a 230 W. O teclado TrueStrike tem teclas côncavas de 1,5 mm e teclas WASD intercambiáveis.

Se decidir pelas versões Legion Slim 5 e 5i, estes contam com processadores Intel Core i7 de 13ª geração e AMD Ryzen 9 7840HS. Ambos com placas NVidia GeForce RTX 4070 e Radeon RX 7600 XT. As configurações de memórias são idênticas, mas a bateria é mais reduzida, para 80 Wh e o carregamento é um pouco mais lento.