Devido á pandemia da COVID-19, a Lenovo optou por uma apresentação digital dos seus novos produtos, via Zoom. John Miedema, líder da divisão gaming da Lenovo foi o anfitrião de uma sessão mais pessoal para falar da linha Legion. Referindo o crescimento exponencial do gaming, a empresa tem estudado o seu público, os gamers, para introduzir no mercado os melhores equipamentos ao preço mais correto, referiu John Miedema.

Depois de quatro anos no mercado, a linha Legion é um segmento em grande crescimento na empresa. Segundo os seus dados, a maioria dos jogadores tem uma média de 25 anos, e tem a vocação de jogar competitivamente eSports. A Lenovo aposta num design minimalista, “repleto de estilo” no seu exterior, mas completamente “selvagem” no seu interior, numa aposta na sua performance.

As quatro linhas orientadoras da empresa passam por Refinação, Mobilidade, Propósito (dar aos jogadores o que eles realmente necessitam) e Comprometido (ter a certeza que o que oferece de gameplay funciona tal como os jogadores esperam). Numa recente pesquisa, a empresa chegou à conclusão de que 8 em 10 jogadores consideram que a performance é o aspeto mais importante de um computador e 6 em 10 consideram o design como a segunda maior preocupação quando escolhem um computador.

A empresa refere que os computadores apresentados já se encontram nas lojas.

Legion 7i e Y740Si

O computador destaca-se pelo seu logotipo luminoso em RGB, sincronizado com o teclado. Este é o topo de gama para marca para os jogadores que procuram uma solução de gaming. O portátil apresenta um ecrã IPS de 15 polegadas Full HD a 1080p, com molduras muito finas para garantir uma maior área de jogo disponível. A marca refere que tem certificação X-Rite Pantone, tornando assim o portátil calibrado para profissionais e artistas.

O portátil tem um chassis totalmente metálico, em tons “slate grey”, e pesa 2,1 kg. No interior tem um processador Intel Core i9 Série H de 10ª geração. Pode ser configurado com até 32 GB de memória DDR4 e armazenamento até 1 TB PCIE SSD. Prevalecendo a importância da autonomia, a fabricante garante até 8 horas de bateria, com uma potência de 80 WHr, com suporte para carregador rápido: em apenas 30 minutos consegue carregar 50% da bateria diz a empresa, através do seu sistema Rapid Charge Pro.

Ainda no interior, vai encontrar uma placa gráfica NVidia GeForce RTX 2080 Super GPU com Max-Q, suporte a G-Sync e Overdrive, que permitem oferecer taxas de atualização até 240 Hz e uma resposta abaixo de 1 ms.

O teclado é uma das principais apostas para a gama de portáteis Legion, numa solução que a empresa otimizou através do sistema TruStrike. A empresa garante 100% de tempo de resposta anti-ghosting, mantendo a sua utilização suave graças aos interruptores suaves.

O resultado espera-se uma maior performance na precisão de gatilho durante as partidas. As teclas baseiam-se no sistema Corsair iCUE, de forma a obter uma combinação de 16 milhões de cores RGB. Tem ainda um teclado numérico de tamanho normal, um trackpad maior que o habitual e teclas dedicadas a funções multimédia. E por falar nisso, os portáteis oferecem colunas com sistema de som Dolby Atmos, para maior imersão nos conteúdos.

A versão Legion Y740S pretende ser ainda mais fino e leve, com 1,7 kg, com uma configuração semelhante mais capacidade para imagens a 4K no seu ecrã de 15 polegadas. E se precisar de mais desempenho, pode acoplá-lo ao Legion BoostStation, o sistema de GPU externa.

O ganho está na refrigeração

Mesmo que garanta as mais recentes configurações de placa gráfica e processadores, a empresa garante que é capaz de obter ainda mais potência através da otimização da refrigeração. O sistema Dual Burn permite manter o CPU e GPU mais frescos, melhorando o seu desempenho, mas acima de tudo, mais silenciosos.

Todos os modelos da gama Legion beneficiam do sistema Q-Control 3.0 que permite mudar entre o modo Desempenho para acelerar o sistema nas partidas mais exigentes; o Quiet Mode para quando está a fazer streamings, diminuindo consumo de bateria e ruído do ventilador; ou o Balanced Mode para que o sistema se ajuste em função das aplicações abertas.

O sistema Legion Coldfront 2.0 aumenta o desempenho dos computadores através da câmara de vapor integrada. Tem um sistema de duplo ventilador de 73 laminas construídos em polímeros de cristal líquido, com quatro canais térmicos dedicados para alternar o ar em alta velocidade.

Tal como a mais recente gama de computadores gaming da Asus, os portáteis Legion 7i da Lenovo apresentam o novo sistema Advanced Optimus da NVidia, que basicamente integra as duas fontes de imagem: placa gráfica dedicada ou integrada na SoC, alternando mediante a sua utilização, seja em trabalhos leves ou jogatana pura, de forma a prolongar a vida útil da bateria.

Relativamente a preços, o portátil Lenovo Legion i7 de 15 polegadas já se encontra no mercado a começar nos 1.399 euros. E o Legion Y740i começa nos 1.399 euros, acrescido do Legion BoostStation eGPU opcional por 249.99 euros. Este modelo terá ainda a opção de optar por uma gráfica GeForce RTX 2060 de 6 GB ou uma AMD Radeon RX 5700 XU.

Lenovo Legion 5 e 5Pi

Esta gama de portáteis incluem ainda opções de processadores AMD. Tem um chassis totalmente em metal, com uma tampa em polímero, em cor “Phantom Black”. Tem menos de 25 mm de espessura e na sua base tem um sistema duplo de ventoinhas. Tem um processador Intel i7 Série H de 10ª geração ou AMD Ryzen R7 tipo H. A gráfica é uma RTX 2060 ou AMD 1650TI. Tem bateria de oito horas para equipamentos com SSD, Wi-fi 6.

Os portáteis da gama Legion 5 têm um ecrã IPS de 15 polegadas, com opções de até 500 nits e uma taxa de atualização opcional de 240 Hz. Tem a mesma capacidade de bateria das restantes versões, assim como o sistema de arrefecimento.

O Legion 5Pi tem os mesmos componentes da família, mas é mais refrescado, garantindo 5% mais performance que o anterior. É um computador mais focado para os jogadores que necessitam de mais potência. Tem até Intel Core i7 de 10ª geração. Uma gráfica NVidia RTX até 2060, Dolby Atmos e Wi-fi 6. Tem boa bateria em versões equipadas com SSD e até 16 GB de memória DDR4.

Relativamente a preços, o Lenovo Legion 5, baseado em componentes AMD já está à venda a começar nos 899 euros. O Legion 5i de 15 polegadas, com Intel começa nos 999 euros e a versão de 17 polegadas a 1.099 euros.

Quais as vantagens da nova linha?

A Lenovo considera que o seu hardware poderoso, aliado a um sistema de alta performance de refrigeração e visuais imersivos são os principais segredos da sua linha. Através de um botão de função há mudanças manuais de performance para overcloacking para os jogadores mais exigentes. Mas pode mudar para o modo poupança, tornando-o mais silencioso, ainda que poderoso, afirma a empresa. Os seus ecrãs prometem ainda respostas abaixo de 1 ms, tornando-os assim ideais para jogar os jogos mais exigentes.

A empresa destaca ainda o seu teclado, com o sistema Legion TrueStrike, com um toque eficaz e suave nos dedos. A otimização da bateria é também um aspeto que a Lenovo destaca na sua gama.

O sistema Coldfront 2.0 garante entrada de ar no sistema, tendo maior controlo em casos mais exigentes quando a máquina precisa de acelerar o processamento. Para tal tem duas entradas na traseira, nas extremidades. Curiosamente o alinhamento de conectividade colocada na traseira do chassis, incluindo entrada de rede, USB e outras ligações, invés da habitual colocação nas laterais dos equipamentos. O sistema da câmara de vapor dispensa ventoinhas e dessa forma torna os computadores mais silenciosos.

A empresa garante que as suas máquinas, testadas por entidades independentes, oferece os melhores frames por segundo nos jogos, entre os computadores do mercado. Os jogos mais exigentes foram testados a correr no mínimo a 60 FPS, com as definições ao máximo, tanto a resoluções de 1080p como 4K. Dependendo de certos jogos, os computadores conseguem obter 240 FPS, afirma a Lenovo.

Para além dos portáteis, a Lenovo completa a sua coleção com torres de gaming Legion Tower 5i, acessórios e outros produtos da gama Legion.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.