Os próximos meses prometem ser complicados na aquisição de computadores, devido à rutura de componentes nestes meses de pandemia da COVID-19 e confinamento, tal como previu a IDC. As marcas tentam, ainda assim, dar o seu contributo na oferta de novos modelos, sobretudo no mercado de ensino e aprendizagem. E a Lenovo tem novas propostas para os mais jovens estudantes. Estes computadores portáteis e Chromebooks são apoiados por softwares e serviços para facilitar a aprendizagem nesta nova realidade.

Os modelos foram desenhados para serem duráveis, com sistema operativo Windows ou ChromeOS, e com processadores à escolha da Intel e AMD. “Os novos portáteis proporcionam durabilidade dentro de designs distintos, e incluem funcionalidades que ajudam os estudantes e professores na transição entre a sala de aula e o ensino à distância”, refere o comunicado. À margem das propostas, quem necessitar de um espaço adicional de ecrã, a Lenovo revelou ainda o ThinkVision T24t, com monitor com ecrã tátil e montado num suporte ergonómico.

A Lenovo afirma que os portáteis focados na educação evoluíram para suportar o rigor do ensino à distância, nomeadamente serem mais móveis, estando mais expostos ao risco de quedas, derrames ou batidas. Por isso, a prioridade foi torná-los mais “blindados”, com normas militares de proteção, como é o caso da certificação MIL-SPEC 801H. As entradas e dobradiças foram reforçadas com amortecedores de borracha para as proteger de possíveis quedas. Foi ainda melhorado em quase 10% a resistência a derrames e a proteção do ecrã foi entregue à Corning Gorilla Glass.

Os novos computadores salientam ainda algumas necessidades adicionais: a entrada USB-C para facilitar a ligação de periféricos, assim como o HDMI para ligar o portátil a um segundo monitor. Os modelos podem ainda ser escolhidos aos opcionais Wi-fi 6, suporte a 4G-LTE, mas todos viram a sua privacidade melhorada, com a adição de um obturador físico para a webcam.

Relativamente aos modelos, a Lenovo explica que os modelos com o termo “w” designam-se por ter o Windows, ao passo que o “e” significa Chromebook, ou seja, ChromeOS. Os modelos Lenovo 14w e o Chromebook14e Gen 2 são de 14 polegadas, equipados com processador AMD. A diferença de ambos é a sua cor, sendo o 14W preto (storm black) e o Chromebook 14e é cinzento (storm gray).

Por outro lado, a marca tem os modelos 100, 300 e 500 de terceira geração, os três com versões “w” e “e”, com cores distintivas também, mas todos eles com ecrãs de 11,6 polegadas. As versões Chromebook têm acabamentos em cinzento e relevo com pintas brancas. As versões com o Windows têm um design semelhante, mas acabamentos em azul. Os modelos Lenovo 500e e 500w estão equipados com os processadores Intel Celeron N5100 e Intel Pentium N6000, respetivamente. Os restantes modelos “e” têm os chips para Chromebooks da AMD e as versões “w” têm AMD 3015e.

Além dos portáteis e o monitor ThinkVision T24t, a Lenovo oferece ainda acessórios complementares no seu catálogo, entre microfones, headsets e webcams externas. Em breve a marca vai oferecer ainda capas e malas de transporte desenhadas para os seus portáteis.

Relativamente à oferta de serviços focadas na Educação, a Lenovo disponibiliza o Hybrid Classroom, que permite uma maior colaboração na sala de aula virtual, ajudando os professores a criarem ambientes mais imersivos e flexíveis para apoiar os alunos. Oferece ainda maior facilidade na configuração das aplicações de teleconferência, como o Teams, Zoom e Google Meet. A marca tem ainda um sistema de seguro de proteção contra danos acidentais. Além disso, sistemas de proteção e privacidade para manter os alunos seguros. E para criar uma maior imersão em realidade virtual, a empresa oferece ainda o Lenovo VR Classroom 2.

A maioria dos produtos revelados estão disponíveis a partir do terceiro trimestre do ano, e os preços ainda não foram revelados. Apenas o monitor ThinkVision T24t-20 que pode ser adquirido nos próximos meses por 339 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.