Outubro é o mês em que se assinalam 25 anos do primeiro ThinkPad. O computador fez sucesso no mundo empresarial, popularizou o TrackPoint vermelho a meio do teclado e a Lenovo, que adquiriu a linha de portáteis à IBM, vai celebrar a efeméride com uma reedição do primeiro modelo desta gama. O anúncio ainda não foi feito de forma oficial pela empresa chinesa, mas o blog tecnológico WinFuture revelou as primeiras especificações do computador, tal como um conjunto (muito revelador) de fotografias.

tek thinkpad 25

As imagens revelam que esta reedição vai recuperar quase todos os traços originais do portátil, integrando ainda um ecrã IPS de 14 polegadas (1.920 x 1.080), o velhinho, mas atual, TrackPoint, um botão enter azul ThinkVantage e o logótipo colorido da ThinkPad.

No interior não há espaço para componentes dos anos 90. Em vez disso, a Lenovo vai utilizar neste modelo um processador Intel Core i7, 16GB de RAM, 512GB de armazenamento SSD, uma gráfica Nvidia GeForce 940MX e suporte para LTE. Na estrutura haverão ainda três entradas USB, um leitor de cartões SD, uma porta HDMI, uma outra USB-C e uma porta Ethernet.

No domínio dos rumores fala-se ainda na inclusão de um leitor de impressões digitais e uma webcam com suporte para Windows Hello.

A data de lançamento ainda não foi adiantada, mas tendo em conta que os 25 anos do ThinkPad se comemoram em outubro, é muito provável que a marca venha a anunciá-la para esse mesmo mês.

Recorde-se que rumor de que a Lenovo poderia trazer de volta o ThinkPad de 1992 já remonta a 2015.