Os utilizadores dos smartphones LG com conteúdos 3D vão ganhar, ainda este ano, um software que permitirá transformar em jogos a três dimensões títulos originalmente publicados em 2D.

O anúncio foi feito hoje pela fabricante coreana, que marcou a demonstração do "primeiro motor de conversão de jogos 2D para 3D baseado em OpenGL destinado a smartphones" para a IFA, a feira internacional de eletrónica que decorre em Berlim a partir da próxima sexta-feira.

O software deverá depois ser disponibilizado através de um pacote de atualizações (Maintenance Release) para o LG Maximo 3D a lançar a partir de Outubro, numa agenda que será definida em conjunto com as operadoras, adianta a empresa.

O lançamento faz parte da estratégia da empresa para aumentar o número de conteúdos compatíveis com os seus smartphones 3D. Os telefones, que contam com menus a três dimensões e a possibilidade de criar fotografias e vídeos 3D não permitem, no entanto, alterar a profundidade conferida aos jogos, o que limitava o portefólio de títulos a 3D aos criados especificamente para aquele modelo.

O panorama deverá alterar-se com a disponibilização desta solução, que promete ser capaz de transformar jogos a duas dimensões baseados em OpenGL em títulos para jogar a 3D no telefone. Para isso, bastará instalar o 3D Game Converter e recorrer a ele na altura de abrir o jogo. A aplicação automaticamente verifica que o título se encontra na lista dos otimizados para a conversão e, caso assim seja, procede à mesma.

Os jogos que não tenham sido otimizados para a conversão automática podem, ainda assim, ser transformados em 3D, mas o processo exige o ajuste manual das definições.

De acordo com a LG, em Outubro haverá uma lista de 50 jogos otimizados para a conversão automática e, até ao final do ano, devem ser acrescentados mais 50 títulos à lista.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico