A LG anunciou que ainda este ano conta lançar um leitor de vídeo de próxima geração que combine os formatos HD DVD e Blu-ray. A empresa coreana tem apoiado o processo de desenvolvimento do formato Blu-ray, no consórcio liderado pela Sony, mas coloca agora a hipótese de avançar com um equipamento misto no Outono, uma forma de chegar aos dois lados de um mercado avaliado em 24 mil milhões de dólares.



Com este anúncio a LG torna-se a segunda empresa a anunciar suporte para os dois formatos, uma vez que também a HP - apoiante do Blu-ray - já tinha comunicado a intenção de suportar ambos os formatos.



Entre as duas tecnologias o HD DVD será primeira a chegar aos consumidores uma vez que a Toshiba, líder de consórcio, tem agendado já para este mês o lançamento do primeiro leitor com suporte para HD DVD.



Em Portugal essa apresentação tem lugar no próximo dia 21 de Março nas Amoreiras, altura em que a empresa vai dar a conhecer um novo Qosmio G30 com leitor HD DVD. Pela mesma altura é esperada a apresentação dos primeiros filmes criados para o formato pela Time Warner.



O primeiro leitor Blu-ray tem marcado o lançamento comercial para Maio, a mesma altura em que ficarão disponíveis os primeiros filmes. De sublinhar que mais para o final do ano é esperado o lançamento da PlayStation 3, também com suporte para o formato, o que deverá acelerar a sua disseminação tendo em conta o peso da consola de jogos da Sony no mercado mundial.



Notícias Relacionadas:

2006-03-15 - Sony remete para Novembro lançamento da terceira versão da PlayStation

2004-11-29 - HD-DVD recolhe apoio de quatro estúdios de Hollywood