A Document Foundation lançou uma nova versão do LibreOffice, a suite de produtividade open source que é uma das alternativas gratuitas ao Office da Microsoft.

Esta nova versão, a 6.0, traz um LibreOffice mais poderoso, simples e seguro e oferece uma melhor interação com documentos do Microsoft Office.

"Queremos tornar o software mais fácil e simples para os utilizadores em todo o mundo porque eles querem poder aceder aos vários recursos com facilidade. Isto inclui as pessoas que estão acostumadas ao Microsoft Office”, explicou Italo Vignoli, co-fundador da The Document Foundation, em comunicado.

Entre as novas funcionalidades, os utilizadores vão encontrar as chaves OpenPGP que podem ser usadas para assinar documentos ODF em todos os sistemas operativos. Isso requer uma ferramenta PGP específica para cada sistema, como o Gpg4win.

A nível de interação com o Microsoft Office, foram acrescentados novos filtros para exportar documentos do Writer para o ePub e para importar arquivos QuarkXPress e EMF + (Enhanced Metafile Format Plus), conforme usado pelos documentos do Microsoft Office. Algumas melhorias também foram adicionadas ao filtro de exportação ODF, tornando mais fácil para outros leitores ODF exibir imagens.

Além disso, para os utilizadores do Writer existe uma nova ferramenta de verificação ortográfica com recursos de qualidade profissional, foi adicionado um menu Formulário, facilitando a capacidade de criar formulários PDF compatíveis com padrões.

A barra de ferramentas Localizar foi aprimorada com uma lista suspensa de tipos de pesquisa, para acelerar a navegação. Um novo estilo de tabela padrão foi adicionado, juntamente com uma nova coleção de estilos de tabela para refletir a evolução das tendências visuais.

O sistema de Ajuda também foi revisto para ser mais acessível e funcionar corretamente nos dispositivos móveis.

Em Calc, é possível exportar amplificadores de células para um arquivo e fazer seleções de células mais flexíveis, enquanto que no Impress foram adicionados 10 novos modelos e foi definida para 16:9 a proporção de aspecto padrão para novas apresentações.

O LibreOffice Productivity Suite 6.0 está disponível agora para download gratuito para Windows, Mac e Linux e para a cloud, sendo que ainda serão lançados novos recursos para a edição Android nos próximos meses.

Veja o vídeo com todas as novas funcionalidades.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.