Já está disponível a nova versão LibreOffice 7.2 Community, aquele que é considerada a melhor plataforma de ferramentas de produtividade gratuita e em open source. A nova versão é descrita como focada em interoperatividade com o formato de ficheiros proprietários da Microsoft.

Pode fazer o download da aplicação no website oficial, sendo desenhado para produtividade tanto no desktop, como em equipamentos mobile e até em plataformas cloud. Entre as novidades, a nova versão oferece uma maior performance quando se trabalha com ficheiros mais pesados, é capaz de abrir certos ficheiros com extensão DOCX e XLSX. Permite também gerir cache de fontes e abrir apresentações que contenham imagens grandes.

Veja no vídeo as principais funcionalidades do LibreOffice 7.2:

É também referido que o LibreOffice 7.2 vai estar disponível nativamente em breve para os novos processadores Apple Silicon, mas por estar ainda nas fases iniciais de desenvolvimento para esta plataforma, os utilizadores não devem utilizar a aplicação em situações críticas.

Ainda no que diz respeito a novidades, a lista de pesquisa é realçada onde pode dar comandos de menu. Há uma preview mais detalhada do tipo de fonte na sua lista. Quando abre uma fonte tem um painel lateral para editar as suas características. Tem acesso a uma nova vista geral dos templates dos documentos. A lista de novidades é extensa e pode consultar no website oficial ou no vídeo que partilhamos.