Com o mercado dos PDAs em constante queda devido à adesão aos smarphones, o LifeDrive da PalmOne pretende recuperar o terreno neste sector de mercado. O novo dispositivo LifeDrive, que está a ser lançado oficialmente, custará cerca de 500 dólares e vai incluir um disco rígido de quatro gigabytes suportada pelas tecnologias Bluetooth e Wi-Fi.

Tal como havia sido anunciado, este é um esforço de alargar o mercado dos PDAs para os meios digitais, incluindo fotos, vídeos e música, mantendo as capacidades originais de um organizador digital.

Não obstante das capacidades do aparelho, este não deixa de ser um grande desafio para a companhia, uma vez que vai competir com o iPod da Apple e a PSP da Sony entre outros dispositivos móveis.

Stephane Maes, director do departamento de PDAs da PalmOne, disse à C|net que o LifeDrive apresenta-se como um substituto ao computador portátil uma vez que tem a capacidade de guardar documentos do Microsoft Office, liga-se a servidores empresariais de correio electrónico e acede à Internet via Wi-Fi.

Inicialmente, Stephane Maes disse que a companhia espera que as vendas do mercado tradicional se voltem para os aparelhos da Palm, admitindo que muitos utilizadores não aderiram ao Palm III nem ao Palm V simplesmente porque não encontraram uma razão para o fazer. Agora a empresa pode conquistar o mercado que a Sony ajudou a construir através dos dispositivos Clié, aos quais adicionou características multimédia do PalmOS.

Embora nos últimos anos a empresa tenha desenvolvido novos PDAs, é sabido que as vendas permaneceram estagnadas. Se este lançamento for bem sucedido, Stephane Maes tem esperanças de que a PalmOne venha a criar uma linha de aparelhos baseados no LifeDrive. "Este é apenas o primeiro de um novo género de produtos", acrescentou.

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