A Lindows.com, empresa que está a desenvolver uma distribuição do Linux capaz de correr programas escritos para o Windows, o LindowsOS, anunciou recentemente um plano de licenciamento de software para os fabricantes de computadores baseado numa tarifa fixa, eliminando assim os habituais custos de instalação por cada máquina que estas companhias têm que suportar.



Os construtores de sistemas informáticos terão apenas que pagar 500 dólares (515,89 euros) por uma taxa mensal, cujo pagamento lhes irá dar direito a instalar a distribuição do Linux LindowsOS num número ilimitado de computadores.



Para além disso, a Lindows.com explicou que não irá existir obrigações relativas à aquisição de um determinado número de unidades para os fabricantes que subscreverem esse programa denominado Builders, bem como não irá existir códigos de activação do software que requerem monitorização e a realização de auditorias.



A companhia refere ainda que, de acordo com dados recentes da empresa de pesquisa do mercado IDC, 58 por cento do mercado total de PCs é forncecido por vendedores de computadores de "marca branca", o que representa um mercado em que a empresa pretende conquistar com a sua versão do sistema operativo open-source Linux.



Os subscritores do programa Builders terão acesso imediato a software, funcionalidades de personalização do ambiente de trabalho, ferramentas de configuração do hardware assim como a hipótese de receberem certificação para o LindowsOS e de acederem à biblioteca de aplicações da empresa Click-N-Run Warehouse.



Prevê-se que o LindowsOS seja lançado no final deste ano, sendo comercializado a um preço de 99 dólares (102,14 euros) por cópia nos Estados Unidos. A loja online norte-americana Walmart.com está já a vender PCs da Microtel com o LindowsOS pré-instalado com preços entre 299 e 599 dólares (entre 308,5 a 618 euros). Estes computadores correm a versão Sneak Preview do sistema operativo.



Notícias Relacionadas:

2002-04-09 - Segunda versão Sneak Preview do LindowsOS já está pronta

2002-03-19 - Microsoft não convence tribunal sobre violação da marca Windows pela Lindows.com

2002-02-18 - Lindows.com publica documentos da sua defesa no processo contra a Microsoft

2002-01-15 - Lindows.com contra-ataca processo instaurado pela Microsoft com uma moção judicial

2001-12-21 - Microsoft processa empresa de software Linux do antigo director executivo da MP3.com

2001-10-26 - Lindows pretende tornar Windows compatível com o Linux