Durante o Showcase de 2023, onde foram expostos os novos equipamentos que vão chegar ao mercado, António Paulo, responsável de produto da Lenovo, reforçou que terminou o ano fiscal (31 de março) como líder global de vendas de computadores durante todo o ano, citando informações da IDC. "No mercado ibérico, a Lenovo teve uma performance excelente, sendo a marca número 1 em PCs, com 28% da quota durante o ano transato". Reforça que obteve um recorde de quota de 31% em portáteis de consumo no primeiro trimestre do ano passado e em outros segmentos, como a Motorola, vendeu mais equipamentos premium Edge.

Em Portugal, a Lenovo diz que teve o maior ano de sempre em faturação, com um crescimento de receitas de 19%, em comparação com o ano anterior. Foi marca líder de computadores no último trimestre do ano passado a rondar os 24%, segundo dados da GfK. Dentro dos 19% de aumento de receitas, obteve 39% crescimento de faturação em portáteis e 24% em acessórios de consumo. No quarto trimestre, segundo números da GfK, é a marca que mais tem crescido em Portugal. “A Lenovo está ótima, e pretende ficar melhor”, refere. A aposta no segmento de gaming, com uma segmentação para utilizadores profissionais, mas outro para os gamers mais casuais.

A linha Legion pretende ser mais poderosa, com um novo teclado, refrigeração e até IA colocada nos computadores para maximizar as especificações de cada jogo utilizado. A marca decidiu separar o perfil do utilizador na linha Legion, sendo que os modelos Savage são a segmentação de jogadores competitivos. Já os Stealth, onde se inclui a linha Slim, é mais direcionado a lifestyle, mais leves para levar para todo o lado, sendo também mais discretos.

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No segmento Savage, a linha Pro, a Lenovo vai introduzir no mercado o Legion Pro 7 e o Legion Pro 5. Os portáteis podem ter até 16 polegadas. Esta linha pretende oferecer os melhores processadores e placas gráficas, da última geração da Intel e da AMD e a linha RTX 40 da NVidia. Ecrãs com 240 HZ e 500 nits de brilho. Têm teclados retroiluminados. A Lenovo confirmou que estes modelos já se encontram no mercado, em diversas configurações.

Já os computadores Stealth, o modelo Legion Slim 7 e o Slim 5 serão os modelos que chegam ao mercado. Estes modelos são mais leves, com uma proposta de valor mais interessante para gamers que queiram também criar conteúdos. É um portátil mais discreto, com um ecrã de 16 polegadas Pure Sight. E até 165 Hz de taxa de refrescamento e 300 nits de brilho.

A Lenovo vai introduzir no mercado a sua nova linha de computadores portáteis para gamers sociais, aqueles jogadores que querem estar inseridos na comunidade, mas não pretendem “fazer vida” dessa atividade. Anteriormente, o IdeaPad era o que representava este segmento, mas a Lenovo considerou que não transmitia bem a comunicação com os jogadores. Por isso, introduziu a nova marca LOQ para jogadores casuais.

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Apesar de ser uma marca nova, herda muitos dos conceitos da linha Legion. A doca traseira é um exemplo, onde se ligam todos os cabos, para minimizar a confusão na secretária. Tem uma gráfica menos potente que os Legion, até NVidia RTX 4060 e processadores Intel 7 e AMD Ryzen 7. Os portáteis têm ecrãs com 15,6 polegadas e 16 polegadas, o primeiro com formato 16:9 e o segundo com 16:10, com taxas de atualização até 165 Hz e brilho de 300 nits.

A Lenovo refere que até ao final do ano vão ser lançados novos modelos de portáteis gaming.

Passando à linha Yoga, os portáteis são direcionados a criadores de conteúdos. “O ADN Yoga relaciona-se com a elegância, criatividade, inovação, desempenho, qualidade de materiais e tecnologia”, refere, sendo os modelos da sua gama premium. Abrir o computador e estar pronto a funcionar, com autenticação instantânea via deteção facial, teclado retroiluminado e maior duração de bateria são características do portátil. Os portáteis são sujeitos a 21 testes militares, com certificação MIL-STD.

Por outro lado, os consumidores são mais exigentes na sua capacidade, mas também mais conscientes no impacto do meio ambiente. A Lenovo promete que os seus computadores libertam menos CO2 na atmosfera. Cada produto de Yoga foi calculado pela marca, desde a sua fabricação, transporte e utilização durante cinco anos. E por isso lançou projetos de compensação de energia eólica, para reverter esse valor de emissão, na recuperação do ambiente.

Veja na galeria imagens da linha Yoga

No que diz respeito à sua performance, a novidade de 2023 são os painéis Mini LED, com um contraste superior e mais brilho, com até 1.200 nits nos equipamentos topo de gama. Melhorou a IA do equipamento, usando a aprendizagem do utilizador para a gestão de energia, para a melhor performance do computador. A Eye Care é usado de forma automática, cancelamento de som dos microfones mais eficaz.

A linha inclui modelos Pro para performance e os Slim, para quem precisa de mais mobilidade. Tem ainda os convertíveis e modelos de mesa AIO. Na gama Pro, o Yoga Pro 9i tem um ecrã Mnini LED de 14,5 polegadas, resolução de 3K a 165 Hz e 1.200 nits de brilho. Tem processador Intel i9, até 64 GB de RAM DDR5 e RTX 4070 da NVidia. E o seu chassis é muito pequeno e mais leve, ideal para transportar para todo o lado. Foi introduzido um leitor de cartão SD, a pedido dos fãs da marca.

O modelo AIO 9 tem uma moldura ultrafina num ecrã de 32 polegadas. A base e o monitor comunicam através de um aro minimalista, que tem sido elogiado pelo seu design, refere a marca. Pode ser equipado com um Intel Core i9. A sua base tem capacidade de carregar equipamentos em formato wireless. Além disso, o próprio ecrã pode funcionar como segundo monitor, através de uma ligação Thunderbolt 4.

O Tab Extreme que estava exposto demonstrou a sua versatilidade, conjugando as funcionalidades habituais de um tablet, com um generoso ecrã de 14,5 polegadas, com um chassis dinâmico, com teclado retroiluminado, que o transforma num portátil. A sua capacidade articulada, com fixações magnéticas, permite uma grande flexibilidade de posição, seja na horizontal, como vertical.

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O tablet tem um ecrã OLED tátil de 14,5 polegadas, com resolução 3K, que a marca diz ser pouco comum nestes equipamentos. A sua caneta digital é magnética e carrega quando está em contacto com o tablet. A facilidade com que o tablet se conecta ao teclado foi igualmente salientado. Tem 12.300 mAh de bateria, prometendo reproduzir vídeo por 12 horas. É o primeiro tablet com uma caixa 100% reciclado. Tem uma webcam com sistema de rastreio do utilizador, mantendo-o sempre no foco do ecrã. O tablet pode ainda ser utilizado como segundo monitor, através da aplicação Lenovo Freestyle ou mesmo partilhar ficheiros entre os respetivos equipamentos.

A Lenovo diz que os tablets são os produtos que passam mais de mãos entre os membros da família, utilizado para leitura, mas também como mesa digitalizadora em interação com o ambiente Windows. O modelo é vendido com o suporte e a caneta digital, estando previsto para o último trimestre do ano, sendo compatível com Android e Windows.

Por fim, o Yoga Book 9 de 13 polegadas vai mesmo chegar a Portugal em outubro, o portátil que tem vindo a chamar a atenção pelos seus dois ecrãs.

Questionado pelo SAPO TEK sobre como a Lenovo pretende contrariar a tendência registada na quebra de vendas dos computadores, António Paulo afirma que o mercado já está a dar esses sinais, pelas vendas que a marca somou no primeiro trimestre de 2023. "O mercado teve uma quebra de 11,5%, face ao mesmo período do ano passado, este ano temos mais sol, que é inimigo das vendas. Quando está muito sol vendemos menos". Acredita que vai ser um ano desafiante, mas que tem de estar bem preparado e fazer as apostas certas para chegar à sua posição de liderança. Algo que acredita que os novos lançamentos vão ajudar, como a marca LOQ, que promete preços mais competitivos, mas oferecendo produtos com qualidade para os gamers.

Afirma que parte do sucesso dos seus computadores de gaming é fugir ao estereotipo dos equipamentos cheios de luzes, numa aposta em designs mais discretos, que possam ser utilizados também em ambientes de trabalho, "fugirmos da imagem de gaming e termos uma mais sóbria e moderna". E dá o exemplo de pessoas que vão para cafés com o computador, pensam que estão a trabalhar, mas no fundo estão a jogar, porque não se consegue distinguir o portátil Legion de um modelo típico de gaming, por ser exatamente discreto. "E é esse o caminho que a Lenovo quer seguir, máquinas discretas, mas com performance, respeitando a nossa privacidade, porque muitas vezes a máquina de jogos também é de trabalho".

Sobre o lançamento do Tab Extreme e sobre o consumo de tablets em Portugal, António Paulo refere que durante a pandemia estes equipamentos foram redescobertos, pela necessidade dos avós se conectarem aos netos, o facto das crianças estarem distraídas. Ou mesmo outras formas de produtividade e entretenimento nos diversos públicos. O Tab Extreme custará cerca de 1.400 euros, mas sente que o mercado de tablets profissionais é o que tem crescido mais. "O tablet é uma alternativa ao computador porque tem outro tipo de vantagens, o uso de aplicações, vemos a gama Chromebook a ter cada vez mais expressão no mercado pela fácil utilização, por ter bateria para o dia todo, liga-se o equipamento e está pronto a funcionar". Afirma que toda essa versatilidade, suportado pelo cloud e outras ferramentas de armazenamento de dados, tornam o tablet mais apetecível.

A Lenovo diz que sente a marca cada vez mais presente no mercado. Espera manter a tendência de crescimento para 2023, reforçado pelo novo portfólio de produtos. "Sentimos que entramos no coração das pessoas e o gaming ajudou", remata, referindo que é a marca número 1 mundial e que em Portugal também tem boa representação. No entanto, António Paulo acredita que possa ter uma performance superior à do ano passado, sendo uma previsão de crescimento, reconhecendo que o mercado esteja difícil e a sua concorrência esteja bastante atenta.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com uma correção. (Última atualização: 16h16)