“Growing your Businnes with Open Source” foi o tema escolhido para a XIII edição do Evento Linux, mais uma vez organizado pela Syone em parceria com a Caixa Mágica, reunindo em Lisboa uma audiência interessada software open source e em ouvir os oradores nacionais e internacionais que compunham a agenda.

Mas ao contrário do que tem sido habitual noutras edições, não houve números de adoção de software open source, nem apresentações sobre o que está a ser feito na Administração Pública, focando-se os oradores em temáticas que têm mais a ver com o desenvolvimento do negócio e a operacionalização, o que denota a maturidade das empresas e do software aberto em Portugal.
Gustavo Homem, da angulo sólido, foi um dos oradores centrou a sua apresentação na necessidade de dar o salto para um novo modelo de maior maturidade na gestão de sistemas (não apenas em open source), evitando desenvolvimentos e configurações “em floco de neve”, sem know how, sem documentação, e com soluções impossíveis de repor.
A ideia é passar do artesanato para a era industrial, tornando as operações mais eficientes e automatizando processos, recorrendo a ferramentas que evitam o trabalho repetitivo e os modelos de “tentativa e erro”. Embora admita que a adoção de um modelo de Devops não é um passo trivial, Gustavo Homem defende que no ambiente cultural certo este entra com a maior das naturalidades. E recomenda que quem tiver oportunidade para isso implemente a metodologia na sua organização.
A aplicação da metodologia ágil numa grande empresa foi também um dos destaques da manhã de conferências do Linux 2015, com o caso prático da Gas Natural Fenosa. Javier Pardo Blasco traçou os desafios que a organização enfrenta para responder à necessidade de agilidade das unidades de negócio, sobretudo pela grande dimensão da empresa, que está presente em 30 países e tem mais de 22 mil empregados.

“São os clientes que ditam as mudanças e as organizações do IT têm de se transformar também para acompanhar as exigências das unidades de negócio”, explicou o responsável de inovação IT da Gas Natural Fenosa. A parte complicada na adoção da metodologia não são as ferramentas, mas a gestão da mudança. É preciso que as equipas de desenvolvimento, infraestrutura e TI em geral saibam o que têm de fazer com o Devops e que se habituem a trabalhar dessa forma. E isso é fundamental para o sucesso.

 

Open source com nova dimensão na Cloud

Dando seguimento á apresentação que já tinha feito no ano passado, Raúl Oliveira, CEO da IPBrick, lembrou que o open source vive um “momento espetacular com a cloud”. Mesmo que em Portugal o movimento ainda não tenha a dinâmica que assume noutros países, “o marketing que empurra as empresas para a Cloud é como um Tsunami”, e é impossível de contrariar.

Por isso as empresas de softwate aberto só têm de aproveitar a oportunidade e fazerem valer os seus créditos neste novo mundo. “O mundo está louco, mas se é para ir para a cloud, vamos para a Cloud […] É impossível combater, quer faça sentido quer não”, explicou à audiência. Raúl Oliveira contou mesmo a história de um cliente a quem a IPBrick queria vender uma solução “on premisses” mas que garantiu que só queria soluções na cloud porque era mais barato. Mesmo com as contas feitas que provavam que ao fim de alguns meses a solução instalada no modelo tradicional ficava amortizada ao fim de alguns meses, nada pareceu mudar a opinião do cliente e por isso a IPBrick tem também soluções de cloud.  

“Nesta altura é o grande momento das soluções open source irem para a Cloud […] Estamos um bocado perdidos mas se aprendermos temos vantagens competitivas”, refere. Uma delas é o posicionamento que pode optar por soluções single tenant, em cloud privada, que são preferidas por 80% das empresas. E para mostrar a diferença Raúl oliveira faz a analogia com os transportes públicos e os carros privados, com todas as vantagens e desvantagens de cada uma delas, entre as quais a privacidade, propriedade da informação e segurança.

O Linux 2015 teve transmissão online e os vídeos e apresentações vão ficar disponíveis no site nos próximos dias.