O projecto KDE, uma organização sem fins lucrativos, anunciou o lançamento do KDE 3.1, uma nova versão do software open source de desktop e de ambiente de janelas para o sistema operativo Linux e outras variantes do Unix. Este lançamento inclui um desktop básico, um ambiente integrado de programação e outros 17 pacotes de software de Internet e redes, administração, Gestão de Informação Pessoal (PIM), jogos, multimédia, criação artística, edutainment, programação para Web e outros, oferecendo suporte para 47 línguas.

No que toca a novas funcionalidades, o programa cliente de email KMail oferece uma maior segurança, mediante a integração dos padrões S/MIME/, PGP/MIME e X.509v3, o cliente de calendário oferece compatibilidade com o Exchange 2000 da Microsoft, a infra-estrutura de PIM do KDE passa a dispor de uma melhor integração LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), um protocolo de software para localizar ficheiros e dispositivos numa rede.

A nova versão introduz também uma infra-estrutura para bloquear o desktop, permitindo restringir o acesso a funcionalidades do PC como configurações do sistema, bookmarks da Web ou o lançamento de aplicações, o que possibilita que um computador se transforme num quiosque de acesso à Internet num local público. O software oferece ainda uma infra-estrutura de partilha do desktop, adaptada para o suporte técnico à distância, semelhante às funcionalidades remotas disponíveis no Windows XP da Microsoft

Por outro lado, o browser Konqueror, que serviu de base ao novo Safari da Apple, possibilita a partir de agora a navegação através de tabs. O estilo de interface gráfico também foi alterado, passando a ser o Keramic, bem como o estilo de ícones, Crystal, concebido pelo designer gráfico brasileiro Everaldo da Conectiva, responsável por uma das distribuições do Linux.

Algumas das funcionalidades incorporadas no KDE 3.1, como as que dizem respeito à segurança e à integração com padrões empresariais, partiram de solicitações do governo alemão, dado que algumas partes da Administração Pública deste país estão actualmente em processo de migrar os seus PCs desktop para a distribuição da SuSE, que utiliza o KDE como interface pré-integrado.

Notícias Relacionadas:
2003-01-08 - Apple lança browser gratuito Safari e alarga linha PowerBook de portáteis