A consultora IDC e a Nova IMS revelaram os resultados do estudo Portuguese Smart Cities Index 2015 no qual Lisboa, Oeiras, Porto e Bragança lideraram o ranking nacional de municípios inteligentes, ocupando a categoria Top da análise.
Estes quatro concelhos destacaram-se em termos de políticas, estratégias e projetos executados pelos diferentes intervenientes relativos ao governo, edifícios, mobilidade, energia e aos serviços inteligentes. Em comunicado foi divulgado que “com exceção do Porto que está na média, estes municípios apresentam uma performance económica, demográfica e de utilização das TIC bastante acima da média”.
Na categoria seguinte, Competidores, figuram os municípios de Guimarães, Coimbra, Viana do Castelo, Barcelos, Cascais, Aveiro, Oliveira de Azeméis, Matosinhos, Leiria, Faro, Braga, Évora, Funchal, Valongo e Loulé. Os restantes 31 municípios foram categorizados como Seguidores estando quase todos com indicadores abaixo da média.
“Este estudo retrata a situação atual no território nacional, assim como analisa as principais componentes necessárias para os municípios evoluírem os seus modelos de gestão e de desenvolvimento, bem como estabelecerem a base de um futuro mais inteligente e sustentável”, declarou Gabriel Coimbra, Diretor Geral da IDC Portugal, em comunicado.
A análise teve como objetivo avaliar os municípios portugueses, através de 47 indicadores, de forma autónoma no sentido de estabelecer um ponto de referência para o desenvolvimento futuro das cidades nacionais.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários