A INA e a Agência para a Modernização Administrativa uniram-se para identificar o nível de literacia digital dos dirigentes e trabalhadores da Administração Pública Central. Para tal foi disponibilizada uma ferramenta online de autodiagnóstico com um inquérito sobre questões ligadas á utilização informática do quotidiano.

A ferramenta de Competência Digital Básica está disponível até ao dia 30 de novembro e foi desenvolvida através da iniciativa no âmbito do Eixo 3 – Qualificação do INCoDe.2030. O objetivo é que todos os trabalhadores em funções públicas tenham uma oportunidade de melhorar a literacia digital, e o teste salienta as competências que precisam desenvolver.

tek literacia

O autodiagnóstico tem uma duração de 15 minutos, e deverá ser realizado individualmente. No final, o utilizador recebe um breve relatório com a análise dos seus resultados. Entre as perguntas, identifica aplicações e funcionalidades de utilização comum do computador, assim como algumas regras e normas relativas ao RGPD, periféricos, etc.

O SAPO TEK questionou o INA sobre se serão divulgados dados globais deste inquérito, mas ainda não obteve resposta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.