Cuidar da pele pode parecer algo simples e, para alguns, algo trivial. Mas, para quem se preocupa com o skincare, encontrar o que funciona para a sua pele e tentar fugir às tendências virais nas redes sociais e à desinformação que circula online não é uma missão fácil.

Para a L’Oréal, a resposta para o problema está na tecnologia. Ainda no início do ano, na CES 2025, o grupo da área da cosmética apresentou uma nova solução, chamada Cell BioPrint, concebida para fazer análises personalizadas da pele, perceber como é que ela está a envelhecer e o que pode ser feito para retardar esse processo de maneira mais eficaz.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Em entrevista ao SAPO TEK, Guive Balooch, Global Managing Director da L’Oréal, conta que a ideia para o Cell BioPrint tem por base “um problema fundamental nos cuidados de pele: a escolha do produto certo”.

“Nove em cada dez mulheres sentem frustração ao tentar encontrar os produtos adequados, passando meses a experimentar diferentes opções através de tentativa e erro”, explica o responsável. "Encontrar os produtos de skincare adequados é difícil e frustrante. Quase 80% das pessoas baseiam-se na tentativa e erro para descobrir que produtos funcionam para elas".

 L'Oréal | Cell BioPrint
L'Oréal | Cell BioPrint Guive Balooch, Global Managing Director da L’Oréal créditos: Grupo L'Oréal

Embora já existam métodos, inclusive mais tecnológicos, que permitem avaliar o que se passa à superfície, “o que as pessoas realmente querem saber é o que irá acontecer à sua pele, e não apenas o que já é visível”.

Para tal, a solução recorre à proteómica, um ramo da biologia molecular, que centra na análise das proteínas presentes em organismos, tecidos ou células. Segundo Guive Balooch, esta é uma das áreas em que a equipa de Advanced Research da L'Oréal se tem vindo a focar e, de uma parceria com a startup sul-coreana NanoEnTek, nasceu o BioCell Print.

Graças à tecnologia desenvolvida foi possível identificar os biomarcadores únicos na pele, que são capazes de “indicar componentes-chave da sua saúde e longevidade”, afirma o responsável.

Como funciona o Cell BioPrint?

Primeiro, uma tira de pele adesiva é colocada na bochecha e, de seguida, numa solução. Guive Balooch detalha que a solução é depois carregada para um cartucho e inserida no Cell Bio Print para a análise.

Ao analisar proteínas extraídas das células cutâneas, o dispositivo “identifica os marcadores-chave associados ao envelhecimento e a diversas condições da pele”, indica, acrescentando que a análise revela “o estado atual da pele e potenciais fragilidades”.

À medida que o Cell BioPrint analisa a amostra recolhida, outro equipamento, chamado Skin Connect, capaz de captar “imagens da pele com uma ampliação 10 vezes superior à do olho humano”, tira várias do rosto e os utilizadores preenchem um breve questionário sobre preocupações com a pele.

Veja o vídeo

Além de uma análise para ajudar a compreender a idade biológica da pele, a L'Oréal afirma que o Cell BioPrint também permite perceber a resposta da pele a determinados ingredientes, como o retinol, apresentando recomendações personalizadas para tratar preocupações atuais e prevenir problemas futuros.

Como explica Guive Balooch, a tecnologia foi submetida a “testes rigorosos” e que “foram testadas mais de 1.000 pessoas com diferentes tons e tipos de pele”. “Os estudos clínicos continuarão em 2025”, avança o responsável.

Sendo o Cell BioPrint um dispositivo tecnológico que recolhe dados sobre os utilizadores, a segurança e privacidade são uma preocupação. De acordo com o Global Managing Director da L’Oréal, “todos os dados são completamente anónimos”. “Trabalhamos sempre em conformidade com as autoridades e organismos reguladores”, realça.

Primeiros testes comerciais começam este ano

Os primeiros testes comerciais com o Cell BioPrint vão começar este ano na Ásia, sob a alçada de uma marca do grupo L'Oréal e, segundo Guive Balooch, serão divulgadas em breve mais informações sobre em que países específicos será lançada a tecnologia.

Para a L'Oréal, o Cell BioPrint enquadra-se numa visão mais ampla para o futuro dos cuidados de pele personalizados. “O crescimento do mercado global de skincare é impulsionado por consumidores que procuram mais informação e soluções eficazes e personalizadas”, afirma o responsável.

O foco nas soluções personalizadas, baseadas em tecnologia, também está presente noutras criações  lançadas pelo grupo, como o ColorSonic. Revelado na CES 2022, este gadget foi desenvolvido para facilitar a coloração capilar em casa e chegou ao mercado norte-americano no ano passado. Na galeria que se segue, pode ver algumas das soluções tecnológicas lançadas pela L'Oréal.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe