A companhia aérea Lufthansa Cargo AG, acaba de anunciar, através de comunicado oficial, que optou pelos os computadores portáteis ThinkPads da IBM para correr os seus sistemas de bordo, os quais calculam o nível de combustível necessário para cada voo.

Para a realização de um cálculo de tamanha complexidade e importância a
Lufthansa Cargo revelou que procurava equipamentos que preenchessem três critérios fundamentais: segurança, robustez e eficientes capacidades wireless.

Com esses pressupostos a firma realizou um extenso período de testes a vários sistemas, o qual culminou com a agora anunciada escolha da solução da IBM. Para Nader Tabrizi, Director de TI para as Operações de Voo da Lufthansa Cargo AG "os ThinkPad x30 ultrapassaram com sucesso um conjunto de testes EMI (Electro Magnetic Interference) para verificar a sua robustez e o seu desempenho durante as condições de voo, sem qualquer interferência com o equipamento de navegação, bem como o desempenho sob condições de descompressão, pressão excessiva e elevada altitude".

Outro dos factores que levaram à escolha dos ThinkPads x30 prende-se com o facto de os computadores wireless da Lufthansa Cargo terem a capacidade de se ligar facilmente, uma vez que a conectividade wireless dos pilotos à rede da empresa é possibilitada através da tecnologia integrada 802.11b Wireless-LAN. As antenas de recepção de sinal suportam diversas frequências e estão integradas no canto do monitor. Esta disposição garante uma melhor recepção de sinal do que se fossem integradas as antenas na zona do teclado, uma vez que, assim, o sinal não é obstruído pelas mãos ou pelo computador.

Para além de tudo disto, os ThinkPads x30 utilizam AccessConnections da IBM, "uma aplicação que reconhece todas as ligações de rede disponíveis e automaticamente selecciona a melhor ligação de acordo com os parâmetros pré-definidos", considera Tabrizi.

Notícias Relacionadas:
2002-06-11 - Novos computadores portáteis e desktops da IBM para PMEs