A última grande actualização ao sistema operativo da Apple, com o nome de código Tiger, estará nas lojas no próximo dia 29 de Abril, antecipando as previsões de lançamento avançadas anteriormente pela companhia. De acordo com informações veiculadas pela empresa, o Mac OS X renovado oferece melhorias significativas ao nível das funcionalidades de pesquisa no desktop, permitindo ao utilizador encontrar documentos, emails, contactos ou imagens.



O acesso a informação útil foi também melhorado, sendo mais fácil nesta nova versão consultar o estado do tempo ou as cotações em bolsa, através de uma ferramenta disponibilizada pelo sistema. Também novidade é a inclusão de um programa que permite automatizar tarefas repetitivas e a funcionalidade que permite juntar informação proveniente da web e apresentá-la num único interface.



A nova versão do sistema operativo suporta ainda o standard de vídeo de nova geração H264, que permite colocar em videoconferência vários utilizadores em simultâneo.



Em comunicado, a Apple sublinha que o renovado Mac OS X conta com mais de 200 novas funcionalidades e detalha que uma licença individual da nova versão do software irá custar 129 dólares, enquanto um pacote para cinco utilizadores estará disponível por 199 dólares.



A versão para servidores da nova actualização chega às lojas nos Estados Unidos por 499 dólares, na versão para 10 utilizadores licenciadas, e por 999 dólares para um número ilimitado de utilizadores.



Notícias Relacionadas:

2004-09-08 - Apple actualiza Mac OS X para corrigir novas falhas de segurança

2003-10-06 - Apple corrige e relança upgrade do Mac OS X

2002-01-02 - Nova actualização de Mac OS X suporta mais periféricos