A Apple aproveitou a edição de 2023 da WWDC para revelar novidades nos seus computadores, completando a transição dos processadores Intel para Apple Silicon. Em linha com os rumores que circulavam anteriormente, o MacBook Air, com ecrã Liquid Retina Display de 15,3 polegadas, foi um dos primeiros equipamentos a serem revelados.

O ecrã do portátil conta com 500 nits de brilho e suporte a mil milhões de cores. Com um design leve e fino, o MacBook Air promete ser também robusto. O portátil é alimentado pelo processador M2 da Apple, que, de acordo com a tecnológica, consegue ser 12 vezes mais rápido do que as versões equipadas com chips da Intel.

Clique nas imagens para ver o novo MacBook Air 

Em comparação com portáteis de dimensões semelhantes e com processadores Intel Core i7, o novo MacBook Air promete ser duas vezes mais rápido. A bateria do portátil conta com uma autonomia de até 18 horas, afirma a Apple.

A mais recente versão do MacBook Air está equipada com uma CPU de 8 cores, quatro dedicados ao desempenho e outros quatro para uma maior eficiência. A GPU dispõe de 10 núcleos, para um processamento gráfico rápido, e há espaço para um Motor Neural de 16 cores.

Esta versão do MacBook Air chega com uma webcam com resolução de 1080p, um conjunto de três microfones e um sistema de áudio com seis altifalantes, que tem suporte a tecnologia de áudio espacial e Dolby Atmos.

O portátil dispõe também de suporte a carregamento MagSafe e inclui duas portas Thunderbolt e até uma entrada de 3,5 mm para auscultadores. A nova versão do MacBook Air, disponível em quatro acabamentos com cores diferentes, já pode ser pré-encomendada através da loja online da Apple, chegando oficialmente ao mercado no dia 13 de junho, com preços a começarem nos 1.649 euros. 

Novos computadores Mac com mais poder para "pros"

O Mac Studio, que a Apple lançou no ano passado, foi atualizado com o processador M2 Max. Graças ao novo chip, o computador desenhado para profissionais passa a ser 50% mais rápido do que a anterior geração e quatro vezes mais rápido do que um iMac com processador Intel, afirma a Apple. O computador está equipado com uma CPU de 12 cores, uma GPU de 38 cores e até 96 GB de memória unificada com largura de banda de 400 GB/s.

Mas não é tudo: o novo chip M2 Ultra, descrito pela Apple como o seu maior SoC até à data, eleva o desempenho do Mac Studio ao próximo nível. Com o novo chip, o computador é três vezes mais rápido do que a anterior geração com o M1 Ultra e até seis vezes mais rápido do que o iMac com processador da Intel, afirma a gigante de Cupertino. Esta versão está equipada com uma CPU de 24 cores, uma GPU de até 76 cores e até 192 GB de memória unificada com largura de banda de 800 GB/s.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

No que toca à conectividade, além de WiFi 6E e Bluetooth 5.3, a mais recente geração do Mac Studio dispõe de suporte da HDMI com uma maior largura de banda, possibilitando resoluções até 8K e frame rates de 240 Hz. Com o M2 Ultra, o computador suporta até seis monitores Pro Display XDR.

O computador conta com quatro portas Thunderbolt 4, uma entrada Ethernet de 10 Gb, uma HDMI e duas USB-A, assim como duas portas USB-C e um leitor de cartões SD.

Os chips Apple Silicon, incluindo o M2 Ultra, vão chegar também ao Mac Pro, permitindo novas oportunidades mais "poderosas", por exemplo, em áreas como processamento de vídeo. A Apple afirma que a versão atualizada do computador dispõe de uma CPU de 24 cores, GPU de até 76 cores e o dobro da memória e armazenamento SSD em comparação com a anterior geração. O novo Mac Pro pode ser configurado com até 192 GB de memória unificada com largura de banda de 800 GB/s.

O computador, com suporte a WiFi 6E e Bluetooth 5.3, tem sete compartimentos para expansão de PCIe, seis dos quais com suporte à PCIe gen 4. Os utilizadores poderão também encontrar oito portas Thunderbolt 4, três portas USB-A, duas HDMI, duas entradas Ethernet de 10 GB e uma entrada para auscultadores.

O novo Mac Studio já pode ser pré-encomendado através da loja online da Apple, com preços a começarem nos 2.449 euros, para a versão com M2 Max, e nos 4.899 euros, na versão com M2 Ultra. O computador chega ao mercado no dia 13 de junho.

A mais recente versão do Mac Pro também está disponível no website da Apple, nas opções Torre e Rack, com preços a começarem nos 8.499 euros para a primeira, e nos 9.199 euros para a segunda.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 21h50)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.