Já terminou a conferência de abertura de mais uma edição da Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple, a conferência dedicada aos programadores que, este ano, decorre entre os dias 5 e 9 de maio. A nova plataforma de realidade estendida, ou mista, era um dos anúncionais mais antecipados, e Tim Cook guardou-o para o fim, mostrando o potencial do Vision Pro, o primeiro headset de realidade mista da empresa, que promete transformar este mercado onde a Meta e Microsoft já estão há alguns anos.

A apresentação estava marcada para as 18h00 (hora de Lisboa), com transmissão ao vivo a partir do YouTube da Apple, assim como do website da Apple, que o SAPO TEK acompanhou em direto.

Reveja a apresentação da Apple com o SAPO TEK 

Diretamente do Apple Park, em Cupertino, Tim Cook deu as boas-vindas a todos os que acompanhavam a edição de 2023 da WWDC, lembrando que esta é também uma ocasião especial para a App Store, que assinala o seu 15º aniversário este ano.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe todas as apresentações

Para "abrir o apetite", a Apple começou por apresentar as novidades que chegam ao mundo dos Macs, completando a transição para os processadores Apple Silicon. Em linha com os rumores que circulavam anteriormente, o MacBook Air, com ecrã Retina Display de 15 polegadas, foi um dos primeiros equipamentos a serem revelados.

Clique nas imagens para ver o novo MacBook Air

Com um design leve e fino, o MacBook Air promete ser também robusto, e chega em quatro cores de acabamento diferente. O portátil é alimentado pelo processador M2 da Apple, com o dobro do desempenho em comparação com outros portáteis do género, afirma a empresa, e tem uma bateria com até 18 horas de autonomia.

MacBook Air ganha nova versão mais "poderosa". Mac Studio e Mac Pro atualizados com M2 Ultra
MacBook Air ganha nova versão mais "poderosa". Mac Studio e Mac Pro atualizados com M2 Ultra
Ver artigo

Do MacBook Air passamos para a linha Pro de computadores da Apple, com uma atualização ao Mac Studio. O computador vai ganhar o processador M2 Max, para um "boost" no desempenho e rapidez. Mas não é tudo: vai estar também disponível numa opção com o novo chip M2 Ultra, que promete não só uma performance melhorada, mas também mais espaço de armazenamento e capacidade de processamento de vídeo.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Os chips Apple Silicon, incluindo o M2 Ultra, vão chegar também ao Mac Pro, permitindo novas oportunidades mais "poderosas", por exemplo, em áreas como processamento de vídeo. O computador ganha também novas opções de conectividade, incluindo 8 portas Thunderbolt, e mais formas de personalização de componentes de armazenamento.

Que novidades chegam aos sistemas operativos da Apple? 

O iOS 17 destaca-se por uma grande atualização a três aplicações centrais do sistema operativo. Começando pelas chamadas, a aplicação vai contar com uma nova identidade visual, focada na personalização, seja na secção de contactos ou quando está a fazer um telefonema.

Para ajudar os utilizadores a fazerem decisões mais informadas na altura de atender chamadas, a Apple estreia a funcionalidade Live Voicemail, que recorre ao motor neural desenvolvido pela empresa para transcrever o que está a ser dito nas mensagens de voicemail.

Do iOS 17 ao MacOS Sonoma e WatchOS 10: Apple aposta em experiências mais pessoais e intuitivas
Do iOS 17 ao MacOS Sonoma e WatchOS 10: Apple aposta em experiências mais pessoais e intuitivas
Ver artigo

Além de poder enviar mensagens de vídeo através do FaceTime, há também novidades nas mensagens, incluindo para ajudar os utilizadores a assegurarem aos seus entes queridos que chegaram bem a casa; e novos autocolantes para animar as conversas.

Conte igualmente com novas formas de partilhar conteúdos com AirDrop com a NameDrop, bastando aproximar dois smartphones. O iOS 17 reforça também funcionalidades para agilizar o processo de escrita, como opções de AutoCorrect e Ditado atualizadas.

Apple | WWDC 2023 | iOS 17

Todos gostamos de recordar os bons momentos da nossa vida e, com o iOS 17, há uma nova aplicação para isso, chamada Journal. Através de machine learning, o iOS é capaz de "recordar" momentos importantes, tendo em conta dados de utilização, dando sugestões de escrita aos utilizadores para o seu diário. A aplicação foi concebida para ser privada, com ecriptação incluida.

A StandBy é outra das novas experiências que chegam ao iOS 17, em linha com os rumores que circulavam anteriormente, e transforma o iPhone num smart display, apresentando imagens, informações úteis, sem esquecer o suporte de voz à Siri. Por falar na assistente inteligente da Apple, agora, já não precisa de dizer "Hey, Siri" para a chamar, basta apenas mencionar o seu nome.

O iPadOS 17 quer elevar a experiência de utilização do iPad ao próximo nível, começando com Widgets interativos, que permitem aceder facilmente à informação que necessita ou interagir com aplicações sem ter de abri-las. Há mais opções de personalização a caminho do iPadOS, entre wallpapers optimizados, fotos com movimento e muito mais. O ecrã de bloqueio ganha também a funcionalidade Live Activities.

Apple WWDC 23

A aplicação de Saúde chega agora ao iPadOS e, a pensar em quem costuma trabalhar frequentemente com PDFs, a Apple apresenta novidades concebidas para este tipo de ficheiro, com funcionalidades que permitem tirar notas mais facilmente, adicionar conteúdos como imagens, colaborar em tempo real e manter tudo organizado.

O MacOS Sonoma é a próxima geração do sistema operativo dos computadores da Apple. Para lá de novos screensavers, a mais recente versão do MacOS quer ajudar a dar um "boost" à produtividade, apostando em novas formas de organizar e apresentar os Widgets, que se adaptam à forma como os utilizadores trabalham, ligando-se também aos Widgets do iPhone.

Sem esquecer o mundo do gaming, a Apple revela o Game Mode, que dá prioridade aos jogos, permitindo um desempenho melhorado. O novo modo funciona com uma grande variedade de jogos, incluindo vários títulos recém-lançados afirma a empresa. Death Stranding Director's Cut está a caminho dos computadores da Apple, numa novidade anunciada pelo próprio Hideo Kojima.

Voltando à produtividade, o MacOS Sonoma vai contar com uma nova funcionalidade para as videochamadas, concebida para apresentações mais dinâmicas e apelativas, além de reações animadas para afastar o aborrecimento.

Apple WWDC 23

O browser Safari terá funcionalidades reforçadas de privacidade, permitindo, por exemplo, bloquear trackers, e passa a suportar as passkeys, que já são suportadas pelo Google Chrome, além de novos perfis e suporte a web apps.

Air Pods com Adaptive Audio

"Saltando" para as experiências de áudio e para a casa, o novo sistema Adaptive Audio, para os AirPods, foi concebido para uma melhor adaptação aos diferentes ambientes em que os utilizadores se encontram, seja a reduzir o ruído ambiente em zonas mais barulhentas ou a focar nas vozes durante as chamadas.

O AirPlay foi melhorado para experiências mais fluidas, em casa ou até fora dela com o AirPlay for Hotels, que vai chegar a hotéis selecionados. A interface da Apple TV foi optimizada e passa a ter suporte ao FaceTime.

A próxima geração do WatchOS foca-se em funcionalidades que permitem um acesso ainda mais rápido à informação que mais importa aos utilizadores, tanto nas watchfaces como nos widgets. As aplicações foram redesenhadas para o WatchOS 10 seguindo o mesmo mote: da app do tempo às atividades.

Apple | WWDC 2023 | WatchOS 10

Entre as novas atividades desportivas suportadas pelo WatchOS destacam-se ciclismo e caminhadas com opções especialmente desenhadas para os praticantes destas modalidades e que contemplam até casos de emergência.

A par da saúde física, o bem-estar mental é também importante e o WatchOS 10 vai dar aos utilizadores novas opções de gerirem como se sentem, assim como recursos para os casos em que é necessário entrar em contacto com um profissional. A saúde visual é outro dos aspectos em destaque entre as funcionalidades, com foco em quem tem miopia, sobretudo para os utilizadores mais novos.

Mais uma coisa... O novo salto para a "computação espacial"

Como era esperado, a Apple guardou para o fim a principal novidade. Tim Cook voltou a palco, no vídeo pré gravado, para dizer que há mais uma coisa...

"Este é um dia que demorou anos a preparar e pelo qual em esperava. Acredito que a realidade aumentada é uma tecnologia profunda. Ao fundir os conceitos digitais com o mundo real podem abrir experiências como nunca vimos antes", sublinhou o CEO da Apple, durante a apresentação, dizendo que hoje é o dia de apresentar uma nova plataforma de Realidade Aumentada.

O Vision Pro é um headset que pode fundir a realidade de conteúdos digitais. "Tal como o Mac nos apresentou os computadores e  pessoais e iPhone os computadores móveis, o Vison Pro apresenta a computação espacial", defende Tim Cook.

Veja as imagens do Vision Pro

A informação aparece em frente aos olhos do utilizador, com dimensão, podendo dar a escala e distância com sombras. Mas quem usa o Vision Pro nunca está afastado da realidade, e os óculos são transparentes de forma a que também as outras pessoas consigam ver quem os está a usar.

Isso facilita trabalhar em multitarefas, sem perder o contexto, e trabalhar com as aplicações e outros equipamentos, através de bluetooth.

Na apresentação, o Vision Pro é mostrado como uma possibilidadee de extender o ecrã do computador e trabalhar de forma mais privada. 

Apple Vision Pro

No lazer traz ecrãs gigantes com o ambiente cinemático, acompanhado de som surround, com a possibilidade de se concentrar só no filme, e a Apple diz que pode ver também vídeos em 3D, garantido que não há nenhum device no mundo que garanta esta qualidade de imagem em 3D com audio espacial.

"O Apple Vision Pro vai mudar a forma como trabalhamos e nos entretemos", destaca Tim Cook.

A Disney é  parceira da plataforma, e foi mostrado como a empresa está a usar a tecnologia para proporcionar novas experiências aos fãs das suas histórias.

O design e a tecnologia que estão na base do headset foram explicados, assim como a forma como foi usada tecnologia de machine learning e uma rede neuronal para criar uma persona digital, que permite comunicar por Face Time.

É oficial: Apple entra no reino da Realidade Aumentada com o headset Vision Pro
É oficial: Apple entra no reino da Realidade Aumentada com o headset Vision Pro
Ver artigo

A tecnologia que está por trás do headset é o novo chip R1 que consegue gerir as imagens de 13 câmaras, em conjunto com o chio M2, reduzindo a latência. Mas tudo passa também pelo software, o novo Vision OS, com um motor de execução em tempo real e um motor multi app 3D e suporte a experiências espaciais.

"É o primeiro sistema operativo desenhado para experiências multidimensionais [...] é mais do que só um sistema operativo, é uma nova plataforma", defende a Apple, sublinhando que abre novas oportunidades para developers.  Já há algumas apps baseadas no Vision OS, e mais virão no futuro.

Mas a tecnologia ainda vai demorar a chegar, e é, como esperado, cara. O preço é de quase 3.500 dólares e só chega aos Estados Unidos no próximo ano, com um alargamento faseado a outros mercados.

Em antevisão

Os rumores acerca do headset, que será conhecido como Apple Reality Pro, correm há já vários meses, mas falharam no nome. Os mais recentes apontavam para que o equipamento tenha uma resolução de 4K por olho, além de um brilho máximo de 5.000 nits.

Segundo informações partilhadas por Ross Young, CEO da Display Supply Chain Consultants (DSCC), o headset de realidade mista da Apple teria lentes Micro-OLED de 1,41 polegadas e 4.000 PPI.

Apple: Headset Reality Pro de realidade mista poderá ter ecrãs Micro-OLED e resolução 4K por olho
Apple: Headset Reality Pro de realidade mista poderá ter ecrãs Micro-OLED e resolução 4K por olho
Ver artigo

De acordo com rumores anteriores, acredita-se que o Apple Reality Pro/Vision Pro poderia ser alimentado por uma bateria externa. Ao que tudo indica, o headset foi concebido para ser utilizado durante todo o dia, para uma variedade de tarefas que, habitualmente, seriam realizadas no smartphone ou computador, entre navegar na Internet, enviar emails, desfrutar de jogos, ou fazer videochamadas.

A compatibilidade do headset, que recorrerá ao novo sistema operativo xOS, com o ecossistema de apps e serviços da tecnológica é outro dos pontos de destaque apontados pelos rumores que circulam na Internet. No que toca a preços, espera-se que o headset tenha um custo a rondar os 3.000 dólares.

No que toca à atualização dos sistemas operativos, um dos grandes rumores aponta para a possibilidade de tanto o iOS 17 como o iPadOS 17 permitirem a prática de sideloading. A Apple poderá permitir a instalação de aplicações que não têm origem na App Store para cumprir as regras europeias da Lei dos Mercados Digitais.

Apple pode também revelar novos Macs e atualizações dos sistemas operativos no WWDC 2023
Apple pode também revelar novos Macs e atualizações dos sistemas operativos no WWDC 2023
Ver artigo

O iOS 17 poderá também chegar com apps redesenhadas, em particular naquelas que são nativas ao sistema operativo dos smartphones da Apple, além de suporte ao headset de realidade mista. Há também a possibilidade de a tecnológica reforçar as opções de acessibilidade no iOS.

A Apple pode também aproveitar a edição de 2023 do WWDC para apresentar um novo MacBook Air de 15 polegadas, alimentado pelos processadores M2.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada durante a conferência, onde nem todos os rumores se confirmaram. Última atualização 21h39

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.