A Apple decidiu cortar os preços do MacBook Pro Retina de 13 polegadas e atualizou a velocidade dos processadores das versões de 13 e 15 polegadas.

A nível internacional, o MacBook Pro Retina de 13 polegadas e com um SSD de 128GB baixou 200 dólares, custando atualmente 1.499 dólares. A versão de 256GB viu o preço ser reduzido em 300 dólares e custa 1.699 dólares. O MacBook Air de 256GB também sofreu um corte de 100 dólares e pode ser comprado agora por 1.399 dólares.

O TeK fez a comparação entre os preços dos computadores antes do corte e os preços que são agora apresentados na loja online da Apple em Portugal. No mercado nacional a redução no preço foi aplicada, para já, ao MacBook Pro Retina de 13 polegadas com 128GB, que baixou 250 euros e custa agora 1.599 euros. O outro modelo com um novo preço é o MacBook Air de 256GB que baixou 150 euros para os 1.449 euros.

E não é só nos preços que existe uma diferença entre o que foi anunciado e o que se verifica na loja portuguesa da marca da maçã.

Internacionalmente, os MacBook Pro Retina de 13 polegadas viram as velocidades dos processadores evoluírem dos 2,5Ghz para os 2,6Ghz. A atualização dos chips também chegou aos MacBook Pro Retina de 15 polegadas. O modelo de 256GB passa a ter um processador a 2,4Ghz em vez dos 2,3Ghz anteriores, e a versão de 512GB sobe dos 2,6Ghz para os 2,7Ghz, ganhando ainda uma atualização a nível da memória RAM que agora é de 16GB.

Na loja nacional da Apple as especificações técnicas atribuídas aos portáteis mantêm-se inalteradas e não atualizadas.

Confrontada com a situação, a Apple Portugal avança a possibilidade de o site estar ainda em atualização e daí que só os preços de dois computadores estejam em conformidade com o anúncio mundial. Ao longo do dia o TeK vai tentar atualizar a informação relativa ao preço e às especificações dos computadores.

A Apple não apresentou nenhuma razão específica para os cortes e atualizações anunciadas, mas tendo em conta os últimos resultados financeiros e de vendas da empresa, onde os números comprovam que os computadores estão a ser vítimas do sucesso do iPad, é necessário que a marca da maçã tente arranjar formas de manter o nível de interesse na linha MacBook.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico