Em Novembro o Ministério da Educação dava por concluída a primeira fase do Programa e-escolinha, com a entrega de mais de 94 mil computadores Magalhães a alunos do segundo ano. Faltam agora entregar cerca de 150 mil equipamentos, a alunos do primeiro ano e a professores.

O Diário de Notícias escreve hoje a garantia do ministério de que as inscrições para estes alunos serão iniciadas ainda no mês de Janeiro, existindo o compromisso de que os computadores serão entregues, o mais tardar, até final do segundo período lectivo, que termina em Abril.

Recorde-se que o programa previa a entrega de 250 mil computadores Magalhães, seleccionados em concurso público internacional. O objectivo inicial do Ministério era entregar os computadores ainda no ano lectivo de 2009/2010, mas no arranque do ano escolar, em Setembro de 2010 foi por várias vezes referida a meta de entregar todos os equipamentos até final de 2010.

Já em Novembro o balanço feito pelo Ministério da Educação ao TeK apontava para a entrega concluída de pouco mais de 94 mil portáteis. Na altura o executivo não confirmava se o resto das entregas aconteceria ainda até final do ano.

As contas hoje divulgadas pelo DN indicam que dos 94 mil computadores já entregues, 86.331 foram destinados a alunos do segundo ano, enquanto os restantes 7.760 estão afectos às escolas para actividades pedagógicas, entre as quais se conta a utilização dos professores.

Faltam ainda entregar 11.204 unidades a alunos do segundo ano que estão inscritos no ensino privadio e em escolas públicas não tuteladas pelo Ministério da Educação.

Aos alunos do primeiro ano estão reservados mais de 90 mil computadores, depois de ser iniciado o período de inscrição nas escolas, que obedece às mesmas condições que foram praticadas desde o início deste programa. Os valores a aplicar estão entre 0 e 50 euros para a aquisição do equipamento e sem obrigatoriedade de subscrição de acesso à Internet.

Para além dos alunos do primeiro ano, podem ainda inscrever-se no e-escolinha alunos de outros anos de escolaridade que ainda não tenham tido acesso ao computador.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.