Os 13 mil alunos que na região autónoma dos Açores requisitaram o Magalhães começam a receber o portátil a partir do próximo dia 15 de Junho. O início da distribuição será assinalado com uma cerimónia na escola Tomás Ribeiro, em Angra do Heroísmo.

No arquipélago os computadores virão equipados com uma placa de Internet de banda larga, um extra gratuito que nos dois primeiros meses pode ser usado sem custos e que após esse período pode ser carregado pelos encarregados de educação que pretendam manter o serviço.

A Lusa cita a Secretaria Regional da Educação, que considera a medida uma "aposta nas potencialidades do acesso à Internet", possível graças a um acordo com uma das operadoras móveis.

Atrasos logísticos comprometeram a entrega do portátil na região, num timing que permitisse aos alunos abrangidos pelo e-escolinha tirar partido do equipamento ainda este ano lectivo.

Números recentemente divulgados pelo secretário de estado dos Transportes, Obras Pública e Comunicações, indicavam que tinham já sido distribuídos 340 mil computadores Magalhães em todo o país.