Estar muitas horas ao PC pode ser prejudicial para a visão, já se sabe. Mas os especialistas acreditam que esse potencial de problemas pode ser ainda mais relevante quando o computador em questão é de reduzidas dimensões, assim como as teclas que permitem usá-lo.

O aviso é da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, que chama a atenção para o facto do portátil exigir uma maior proximidade do ecrã para ler. Este tipo de utilização poderá ser favorável ao aparecimento de miopia e outros problemas oculares, pelo que deveriam ser divulgados alguns cuidados.

"Com o uso cada vez maior do computador e, neste caso, de um portátil que ainda é mais pequeno, com letras mais pequenas, em que se procuram distâncias de leitura cada vez mais próximas, o número de miopias com certeza vai aumentar em flecha", defendeu em declarações ao Jornal de Notícias Augusto Barbosa, coordenador do Grupo Português de Ergoftalmologia, da SPO.

O uso de computadores, de um modo geral, é na opinião daquele organismo motivo de preocupação por estar associado ao surgimento de alguns problemas, que a prazo podem ter consequências sérias no dia-a-dia do utilizador.

Elementos chave para evitar problemas, de visão e não só, serão o tempo passado em frente ao ecrã, a distância entre ecrã e utilizador e a postura. Entre os conselhos para uma utilização do PC menos lesiva para a saúde a SCO destaca:

- Manter os olhos a uma distância de 50 ou 60 centímetros do ecrã;

- Fazer pausas de cinco a dez minutos por cada hora de trabalho;
- Evitar reflexos;
- Manter o monitor limpo;
- Fixar o ecrã 10 a 25º abaixo do nível do olhar