
Já estão a ser entregues nas escolas do primeiro ciclo os portáteis que dão continuidade ao programa e-escolinhas. Depois de uma interrupção na distribuição dos equipamentos durante o ano lectivo passado, que se deveu aos atrasos no concurso público que escolheu o fornecedor do equipamento, a distribuição foi retomada.
A ministra da educação, Isabel Alçada, já tinha garantido que com o início do novo ano escolar os Magalhães - o equipamento mantém-se já que o resultado do concurso público voltou a colocar a JP Sá Couto na condição de parceiro do projecto - chegariam às escolas.
Ontem, o secretário de Estado da educação, João Trocado da Mata, voltou a falar no assunto para confirmar que a distribuição já começou e que se prolongará pelos próximos meses.
"Foi iniciada a distribuição dos computadores com a abertura do ano lectivo", disse o responsável em declarações à Antena 1. Segundo a mesma fonte, o processo "vai prolongar-se nos próximos meses" e deve decorrer a uma média de "3 mil computadores por dia".
O Magalhães é a peça central do programa e-escolinhas, que visa fomentar o uso das tecnologias de informação nos primeiros anos de escola. Os portáteis que agora começam a chegar às escolas são as 250 mil unidades do equipamento, adquiridas no ano passado por via de um concurso público e vão visar alunos do primeiro e segundo ano do ensino básico.
Desde o arranque do programa - no ano lectivo 2008/2009 - foram distribuídos 400 mil portáteis.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários