A Magic Leap tinha novidades para hoje, e grandes notícias para quem espera há anos pela sua tecnologia de realidade mista, segundo as mensagens enigmáticas do fundador da empresa, Rony Abovitz, na sua conta do Twitter. Não se sabia ao certo o que seria, mas o lançamento oficial do Magic Leap One era o mais certo e isso confirmou-se. Ainda assim, não é a versão final destinada ao público geral, mas sim o kit de desenvolvimento para produtores de conteúdo. Chama-se Magic Leap One Creator Edition e vai permitir aos programadores criarem os primeiros jogos, programas e experiências de realidade aumentada no sistema.

tek magik leap
créditos: © Magic Leap, Inc. 2018

O kit inclui para além do headset (com os respetivos periféticos e controlador), um conjunto de ferramentas, documentos tecnológicos, assets de arte, lições, tutoriais e diários de design para formar rapidamente os programadores a produzir conteúdos para o portal Magicverse. Para já, apenas está disponível nos Estados Unidos e custa 2.995 dólares para a versão base.

No site oficial, na área dedicada aos criadores, já se encontra disponível o LuminSDK, o conjunto de ferramentas para desenvolver os conteúdos para o sistema operativo LuminOS que são compatíveis com os motores Unreal e Unity. O kit inclui ainda o browser de internet Helio, para experiências 3D, o leitor de vídeo Screens, os avatares do Magic Leap e ainda a aplicação social. Por fim, os programadores podem ainda aceder às áreas de comunidade para trocar experiências com outros programadores.

O pacote inclui ainda diversas experiências de demonstração das características do Magic Leap One, produzidas pela própria empresa ou produtores com acesso antecipado. Entre eles Tónandi, uma experiência audiovisual interativa criada em parceria com o artista Sigur Rós. O Create é uma experiência sandbox que transforma a casa num mundo subaquático onde poderá interagir com criaturas marinhas. Em breve vai ser lançado o Dr. Grordbort’s Invaders, um jogo de ação que transforma a sala de estar numa invasão de robôs. Este videojogo está a ser produzido em parceria com a empresa de efeitos especiais de Peter Jackson, a Weta Workshop e protagonizados pelos atores Stephen Fry e Rhys Darby.