Depois de três anos de especulação, a Magic Leap revelou o seu primeiro sistema de realidade aumentada. Este set, que a empresa diz ser uma "edição para criadores", consiste num par de óculos, um controlador e um mini terminal de processamento externo.

De acordo com a empresa, este equipamento será capaz de receber vários inputs em simultâneo, através de "voz, gestos, movimentos de cabeça e controlo ocular", e integra ainda uma funcionalidade que fixa objetos virtuais em espaços reais permanentemente. "Se o utilizador decidir colocar uma televisão virtual em cima da lareira, ela vai lá ficar até ele decidir retirá-la", lê-se no site.

Para acompanhar este conjunto de hardware, a empresa vai ainda lançar um kit de desenvolvimento de software no início de 2018. Este headset, contudo, só deverá começar a ser distribuído em 2018.

tek magic leap

Segundo a Rolling Stone, que foi convidada a participar numa sessão de demonstração, a tecnológica vai disponibilizar o headset em dois tamanhos distintos e está neste momento em conversações com várias empresas ópticas para poder oferecer lentes graduadas que se adaptam aos problemas de visão dos seus utilizadores.

A Magic Leap adianta que o Lightpack (nome dado ao mini computador incluído neste set) tem o mesmo poder de um MacBook Pro ou de um computador de gaming da Alienware com uma gráfica dedicada. Este computador, no entanto, trabalhará em paralelo com um outro processador integrado nos óculos para lidar com as tarefas de reconhecimento espacial.

Importa ainda dizer que este headset tem quatro microfones, seis câmaras externas e um conjunto de altifalantes incorporados. O campo de visão, diz a empresa, é maior do que o dos Microsoft Hololens.

O preço do set ainda não foi revelado, tal como a data de lançamento, mas a empresa garante que o kit vai chegar ao mercado durante o ano de 2018.

Saiba mais sobre este novo kit no site da Magic Leap.