O Office 2016 para desktop segue uma estratégia de atualização do pacote de aplicações que já começou em junho com o lançamento da nova versão para Mac, e que agora chega aos PCs e ao Windows 10. A atualização é gratuita para quem já tem uma licença da versão de cloud Office 365, com pagamento mensal,  mas pode ser também comprada como licença perpétua, em pacote para utilizadores Casa, Estudante, Empresa e em modelos de licenciamento de volume para organizações de maior dimensão.

Em Portugal a adesão ao Office 365 tem sido muito positiva, mesmo comparada com outros países europeus, como explicou ao TeK Alberto Silva, gestor de produto da Microsoft Portugal. E estes são os clientes que mais rapidamente vão beneficiar do acesso às novas funcionalidades do Office 2016, podendo escolher já hoje – a partir do portal do utilizador – fazer o download e instalação da nova versão. “Em 15 minutos fica instalado”, explicou ao TeK.

Na área de consumo mais de 75% das vendas de Office já se fazem no modelo de cloud, que conta com mais de 60 mil assinantes em Portugal, e apesar do contexto de forte queda nas vendas de PCs em detrimento de equipamentos como os tablets o crescimento na comercialização do Office foi acima dos 40%, sendo que para esta ano o objetivo estáfixado nos 50%, seguindo uma tendência de crescimento de serviços de cloud que a Microsoft tem vindo a assumir.

Na educação já há mais de 600 mil estudantes abrangidos pelo programa desenvolvido pela empresa com as instituições de ensino, e um novo protocolo alarga também a disponibilização do Office 365 aos desempregados, através do IEFP.

Novidades a explorar

O novo Office 2016 tem como objetivo garantir uma experiência consistente em qualquer dispositivo e em qualquer sistema operativo. A atualização para Mac que foi feita em Junho já adotou algumas das novidades, com a harmonização dos menus e dos atalhos, alargando também as possibilidades de colaboração, e são estas as funcionalidades que agora estão disponíveis para utilizadores de PCs.

O Word, PowerPoint, Excel, Outlook, OneNote, Project, Visio e Access passam a integrar funcionalidades de colaboração e uma integração mais efetiva com o Windows 10 num novo contexto de autenticação e de ajuda inteligente com a Cortana.

Todos os documentos do Word, PowerPoint e OneNote podem agora ser alvo de co-autoria, com a possibilidade de ver a edição por parte de utilizadores autorizados em tempo real. A maior integração com o Skype e com o Office 365 Groups, e também com as aplicações móveis para iOS, Android e Windows estão entre as novidades,

Esta possibilidade será ainda aprofundada com o Windows 10 para smartphones, com a funcionalidade Continuum.

No Excel a integração de funcionalidades de Business Inteligence adiciona algumas capacidades preditivas, enquanto novos modelos de gráficos trazem uma apresentação mais moderna aos documentos.

A segurança é igualmente uma das apostas do novo Office com a proteção dos dados das empresas, onde uma autenticação mais forte dá uma ajuda importante, e em novembro serão ainda adicionadas novas funcionalidades de Enterprise Data Protection.

A atualização para as novas funcionalidades do Office 2016 pode ser feita já hoje de forma gratuita para os utilizadores do Office 365, ficando também disponíveis as licenças perpétuas cujos preços se mantêm face aos do Office 2013, sendo de 150 euros para a versão Casa e Estudante.

Veja algumas das funcionalidades do novo Office no vídeo que partilhamos abaixo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.