A consola da fabricante japonesa supera assim a rival Xbox One que terá vendido "mais de 3 milhões de unidades", embora ainda só esteja disponível em 13 mercados.

Durante a época natalícia foram comercializados mais de 9,7 milhões de jogos em retalhistas de todo o mundo e através de download a partir da PlayStationStore.

Call of Duty: Ghosts da Activision, Assassin's CreedIV: Black Flag da Ubisoft, Battlefield 4 e FIFA 14 da Electronic Arts e Killzone Shadow Fall da Sony Computer Entertainment Worldwide Studios foram alguns dos jogos mais vendidos, revela a fabricante em comunicado.

Os jogadores da PS4 parecem estar a partilhar ativamente as suas experiências de jogo através das funcionalidades de streaming da consola. Até à data, foram feitas mais de 1,7 milhões de transmissões de jogo a partir de sistemas PS4 através de plataformas Twitch e Ustream, totalizando mais de 55 milhões de minutos.

De acordo com o Twitch, 20% dos utilizadores que transmitem são utilizadores de PS4. O Ustream também está a reportar uma média de 40 minutos de streaming por utilizado. Todas estas transmissões de jogo geraram quase 22 milhões de sessões "Spectate".
Globalmente, o número de subscrições do serviço PlayStation Plus (PS Plus) aumentou em mais de 90% desde o lançamento da PS4, acrescenta a Sony no comunicado.

"A dinâmica da PS4 continua a ganhar força e não poderíamos estar mais entusiasmados com o facto de os jogadores de todo o mundo estarem a desfrutar das experiências de jogo imersivas, das capacidades sociais e do entretenimento disponibilizado pela nossa rede", refere Andrew House, CEO da Sony Computer Entertainment.

Os números oficiais das vendas da PS4 surgem paralelamente ao anúncio da Sony na CES acerca do lançamento da PlayStation Now, uma plataforma online que possibilita o streaming de jogos para PS3 e PS2 em vários dispositivos, tais como tablets, smartphones ou Smart TV.

O serviço será inicialmente lançado nos Estados Unidos, no verão, ainda não se conhecendo as datas de lançamento para outras partes do mundo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico