A Microsoft está a depositar grandes esperanças no Windows 10, em parte por causa do falhanço do Windows 8. E a tecnológica está a apostar numa estratégia diferente: desde uma fase muito inicial que quem quiser pode experimentar a futura versão do sistema operativo.



A Technical Preview tem atualmente 1,5 milhões de utilizadores, mas talvez o facto de 450 mil pessoas estarem a usar o software numa base quase diária seja ainda mais relevante. A versão que está disponível de forma oficial é ainda muito tenra, mas tal como o TeK já tinha apontado , apresenta uma estabilidade muito satisfatória.



A compatibilidade com diferentes drivers tem vindo a ser melhorada, o que ajuda a justificar porque tantas pessoas estão já a usar o Windows 10. A Microsoft mostrou também gráficos onde revelam que a maior parte dos problemas reportados pelos utilizadores estão a ser rapidamente eliminados, mas ainda são bastantes os bugs que não têm para já uma solução final.



Os números ganham ainda mais destaque sabendo que a Microsoft nem sequer acabou por completo a apresentação da próxima versão do sistema operativo. Num primeiro momento foram mostradas as grandes alterações gráficas e algumas das potencialidades que prometem beneficiar as empresas. A 21 de janeiro será um evento focado no mercado de consumo.

Esta semana soube-se também que o Windows 10 deve trazer a assistente pessoal Cortana, assim como várias aplicações vão sofrer uma remodelação visual.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico