Ao longo de 2017, 53% das PME sofreram falhas de segurança, de acordo com o relatório Cisco SMB Cybersecurity Report. Quatro em cada 10 empresas consultadas (39%) admitiram que menos de metade dos seus sistemas foram afetados por um ataque grave, enquanto 40% das empresas médias sofreram uma paralisação dos sistemas durante oito horas ou mais como consequência.

Embora as cerca de 1.900 organizações de 26 países participantes tenham gerido uma média de 5.000 alertas de segurança diariamente, apenas 54% são investigados (55,6% no caso de médias empresas). Dos alertas investigados, 37% são legítimos. E desses, 41% ficam por reparar, com o consequente risco para as organizações.

Os ataques destinados contra colaboradores, como phishing (79%), ameaças avançadas permanentes (77%), ransomware (77%), ataques de DDoS (75%) e a proliferação do fenómeno BYOD (74%) são as cinco preocupações principais da segurança para as PME.

Da mesma forma, a maioria das PME reconhece que à medida que criam um ambiente mais heterogéneo de produtos e de fornecedores, aumentam as suas preocupações. 77% das médias empresas consideram difícil ou muito difícil organizar os alertas provenientes das várias soluções de segurança.

Com o objetivo de maximizar a sua eficiência, e se se contar com os profissionais de segurança necessários, as PME investiram em atualizar a segurança dos seus terminais para se protegerem melhor de malware avançado (19%); melhorar a segurança das suas aplicações contra os ataques web (18%); implementar soluções de prevenção de intrusões, ainda considerada uma tecnologia fundamental para impedir os ataques à rede (17%).

Ainda que a maioria dos responsáveis de Segurança inquiridos afirmem já estar a utilizar ou a considerar utilizar ferramentas de automatização, a Inteligência Artificial (IA) e machine learning, a sua utilização é menor quando comparada com grandes empresas (mais de 1.000 trabalhadores). Setenta por cento das médias empresas já se apoiam em ferramentas de IA (grandes - 74%), 81% em automatização (grandes – 85%) e 75% em machine learning (grandes - 74%).