Mais de cinquenta por cento dos lares nacionais já têm computador portátil, revela um estudo agora divulgado pela Marktest. De acordo com os dados recolhidos pelo Netpanel, são 1.868.000 os lares no continente actualmente equipados com portátil.

O valor representa 53,3 por cento do total de lares nacionais e 79,5 por cento daqueles onde existe actualmente computador, constatou a análise realizada com base nos resultados estudo Bareme Internet de 2010.

Entre aqueles que já contam em suas casas com equipamentos deste tipo, a maioria (1.164.000 ou 33,2%) dispõe apenas de um computador, mas o universo de lares cujos membros possuem dois ou mais portáteis (704 mil) não é muito inferior, correspondendo já a 20,1 por cento do total de lares.

A idade e o número de pessoas que habitam a casa provaram ser os dois factores com mais influência nas respostas, sendo que em 79,9 por cento dos lares onde os habitantes têm até 30 anos existe portátil enquanto o equipamento apenas marca presença em 11,1 por cento das casas onde vivem pessoas com uma idade média superior a 60 anos.

Também é mais frequente encontrar notebooks em casas com mais do que duas pessoas, verificando-se a sua existência em 72,7% dos casos, do que em lares onde habitam até dois indivíduos, onde a percentagem de lares onde estes existem se situa nos 30,5 por cento.

A diferença também é profunda entre os lares de classe alta, onde 87,3 por cento têm portátil, e os de classe baixa, onde a percentagem se situa nos 18,8 por cento.