Segundo a Kaspersky, durante os primeiros meses do ano foi registado um aumento significativo de ataques de malware e phishing em Portugal. Devido ao isolamento da pandemia de COVID-19, que obrigou muitas empresas e trabalhadores a dependerem do online para o teletrabalho e os estudantes que estão a receber aulas em casa, houve um aumento de 37,5% de ataques de malware. E apenas durante os meses de fevereiro e março, num aumento de 4,7% relativo ao mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e abril, a especialista em cibersegurança bloqueou mais de um milhão e meio de ataques de phishing, um aumento de 25% face ao período de 2019.

Dos ataques de malware registados, estes foram direcionados ao Windows, Android, Mac, Linux e outros sistemas operativos. A Kaspersky registou um aumento de 22,6% de ataques de malware móvel durante fevereiro e março do ano, sendo a plataforma Android a mais popular para os ataques.

Entre janeiro e abril, o software de segurança da Kaspersky bloqueou mais de 1,51 milhões de ataques em Portugal, o que significa um aumento de 25% face ao mesmo período de 2019 que havia registado 1,22 milhões. O mês de março foi o mais “perigoso”, em que foi registado uma média de 12 mil ataques por dia.

Segundo Fabio Assolini, investigador sénior de segurança da Kaspersky Brasil, os hackers adaptam os seus ataques numa base diária, tornando-se mais sofisticados com o envio de mensagens bastante convincentes para as suas vítimas, servindo-se do contexto atual. Alerta ainda que, apesar das consequências diretas às vítimas, um incidente pode colocar toda a infraestrutura de uma empresa em risco, caso os equipamentos estejam ligados à rede corporativa.

Para evitar os ataques, deve sempre suspeitar de links recebidos tanto por email como SMSs e até WhatsApp, sobretudo quando o endereço pareça suspeito. Se desconfiar do endereço não clique no mesmo, pode sempre copiá-lo para um bloco de notas e verificar se é genuíno. Verifique o site oficial ou redes sociais da origem da mensagem se há alertas de phishing em nome das respetivas entidades.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.